A U.DREAM é a primeira junior empresa social do país,  tem como missão concretizar sonhos de crianças doentes. Para chegar lá, os estudantes trocam a bagagem académica pelos apoios que necessitam. 

Como nasceu esta ideia?

A U.DREAM nasceu da vontade e determinação de um grupo de estudantes da Faculdade de Economia do Porto que, depois de dedicar muito do seu tempo a diversas atividades extracurriculares no mundo do associativismo jovem, na constante procura por desenvolvimento profissional e de softskills, se deparou com uma questão que até então nunca tinham procurado responder: “O que estou eu a dar ao mundo?” Na altiva missão de ser capaz de utilizar essas mesmas capacidades para se desenvolver enquanto pessoas, decidiram criar algo que proporcionasse à sociedade em geral quase tanto como aquilo que em retorno teriam nas suas vidas. No maior desafio das duas vidas, criaram algo que até então desafiava toda a lógica do associativismo juvenil, a primeira Empresa, Júnior, Social.

Quais as áreas de actuação e o problema social que resolvem?

Do encontro utópico do mundo empresarial com o mundo social, a U.DREAM encontrava-se literalmente acima do Sonho de todos aqueles a quem prometia MUDAR A VIDA, de vez. Com a missão de concretizar sonhos e mudar vidas de crianças a quem o mundo esqueceu de sorrir, estes jovens criaram algo que ao mesmo tempo os formasse como profissionais e como pessoas, e os preparasse para o futuro mundo do trabalho como nenhuma outra organização similar sonha fazer.

Mundo Social De forma a concretizar o verdadeiro Sonho das crianças a quem se compromete a apoiar, a U.DREAM definiu um tempo de acompanhamento médio de 3 meses em contexto hospitalar e/ou domiciliário. Este tempo de acompanhamento é um dos factores mais importantes na sua missão social, e sem o qual não consideramos ser capazes de proporcionar o verdadeiro valor acrescentado que temos para oferecer, sendo a única exceção a esta regra o acompanhamento de crianças em fase terminal. Passados estes 3 meses de acompanhamento, e depois de conhecer todos os gostos pessoais e tudo aquilo que é capaz de deixar o nosso guerreiro(a) verdadeiramente feliz, a U.DREAM avança para a concretização do seu sonho, na esperança que o poder do sonho seja capaz de atuar como um vírus de felicidade e de esperança na fase mais difícil das suas vidas. Mundo empresarial De forma a ser capaz de tornar este sonho real e não permitir que a crise financeira que o país atravessa seja uma condicionante para aquilo que nos propomos concretizar, a U.DREAM desde o seu primeiro minuto de existência procurou conquistar uma das coisas mais difíceis para uma associação juvenil, a sustentabilidade financeira.

Como foi capaz de o alcançar?

Através de um mecanismo triangular, a U.DREAM foi capaz de dar um passo de gigante neste capítulo, utilizando as capacidades de todos os seus membros desafiou o conceito de solidariedade, tornando-o sustentável. Na área da concretização de sonhos, missão principal da U.DREAM, não poderíamos nunca deixar de garantir que éramos capazes de MUDAR VIDAS sem que para isso prejudicássemos negócios familiares ou sacrificássemos cada vez mais pessoas individuais. Para isso, a Empresa Júnior decidiu investir na formação contínua dos seus membros, tornando-os capazes de prestar serviços de formação e consultoria a estas mesmas microempresas, de forma a que fosse capaz de fazer gerar em retorno médio/longo prazo todo o dinheiro que inicialmente utilizou para concretizar os sonhos dos nossos super-heróis. Enquanto bom exemplo do empreendedorismo social, a U.DREAM encontrou um problema na sociedade e criou uma solução contínua e sustentável, com recurso aquilo que melhor tinha na sua génese, as capacidades de conhecimento e qualidades pessoais dos seus membros, os principais desafiadores de qualquer crise crónica nacional, o futuro do nosso país, os estudantes universitários.

Próximos passos?

A U.DREAM tem como visão ser a Empresa Júnior a proporcionar mais sorrisos em Portugal. Desta forma, temos como objectivo a longo-prazo a expansão da U.DREAM a nível nacional, incindindo, em primeira instância, nos grandes centros como Lisboa e Braga. Universidade do Minho .

Contactos 

Morada:
Rua Actor Ferreira da Silva, 373-381

Telefone:
(+351) 911 162 050

Email:
direcao.geral@udream.up.pt

Facebook:
www.facebook.com/udream.up.pt