O “Lagarteiro e o Mundo  E5G” é um projecto de intervenção comunitária cujos destinatários são crianças e jovens (dos 6 aos 24 anos) e respectivas famílias do Bairro do Lagarteiro.

Principais objectivos do projecto?

1- Reduzir a vulnerabilidade das crianças e jovens face às situações de risco, potenciando o desenvolvimento de competências pessoas, familiares e sociais dos agregados familiares, favorecendo, deste modo, o desenvolvimento integral, de forma a facilitar os processos de socialização e integração social;

2- Potenciar os níveis de motivação para o desempenho escolar, promovendo os processos de inclusão ou reintegração escolar e a formação profissional combatendo assim, o insucesso e abandono escolar precoce, bem como a desocupação e a adopção de práticas e comportamentos desviantes;

3- Contribuir para o processo de informação e orientação profissional e remover barreiras à integração sócio-profissional de forma a facilitar o acesso ao mercado de trabalho, contribuindo para a (re)integração profissional.

Qual o problema social que resolvem e as áreas de atuação?

No âmbito da nossa intervenção desenvolvemos uma série de atividades que procuraram por um lado promover a ocupação saudável das crianças e jovens do Bairro, prevenindo a sua exposição a situações de risco e a adoção de comportamentos desviantes, e por outro lado desenvolver competências nas crianças, jovens e familiares que promovam a sua integração social, escolar e profissional. É, também, um dos objetivos do projeto, visto o bairro se encontrar bastante isolado do restante tecido da cidade, promover o contacto destas crianças e jovens com novas experiências e realidades, experimentação de atividades, visitas ao exterior, entre outros, que possibilitem um maior conhecimento do Mundo à sua volta e daí o projeto se chamar “Lagarteiro e o Mundo” – dar a conhecer o Mundo ao Lagarteiro e o Lagarteiro ao Mundo, e deste modo acabar com algumas ideias pré-concebidas e alguns preconceitos relacionados com os bairros sociais (neste caso o lagarteiro) e com as pessoas que residem no bairro.

Proximos passos?

Os próximos passos serão aumentar a dimensão através de nova candidatura a financiamentos do PE, para uma 6ª Geração, visto que o projeto precisa de alargar a sua abrangência.

Contactos:

Neste momento desenvolvemos atividades no Bairro do Lagarteiro, no novo pavilhão que foi construído à entrada do Bairro, o pavilhão ANIMAR, de segunda a sexta-feiras das 10h às 19:30h. Desenvolvemos, também, atividades em contexto de sala de aula na EB do Lagarteiro e na Escola Básica e Secundária do Cerco com turmas PIEF. Os contactos do projeto são lagarteiroeomundo-e5g@gmail.com e 962184840.