A equipa do CaoVida proporciona um acompanhamento global, permanente e personalizado a todas as famílias que queiram ter um estilo de vida mais saudável e / ou aquelas com crianças com excesso de peso. E o melhor de tudo: o cão da família terá um papel primordial neste processo.

  1. Como nasceu esta ideia?

A ideia inicial de fundar o CAOVIDA CLUB começou a nascer em 2011, quando o depois presidente e fundador Jorge Pinto Ferreira, se viu confrontado com o diagnóstico de pré-obesidade infantil da sua filha, Carolina, então com 6 anos. Entre as diferentes estratégias para fazer face a esta questão, surgiu a ideia de ter um cão, para quebrar o ciclo de sedentarismo e estimular a realização de caminhadas. O Sebastião (o dito cão, um bonito Sharpei, com as suas típicas rugas) acabou por se revelar uma peça crucial para um “tratamento” bem sucedido. Perante este cenário, a ideia seguinte pareceu lógica: se funcionou com a Carolina, também pode funcionar e ser útil para outras famílias!

Foi com esta ideia de base que o Jorge concorreu a um bootcamp em Empreendedorismo Social, organizado pelo Instituto de Empreendedorismo Social (IES) e pela Fundação Porto Social, que decorreu no Porto, decorria o mes de Junho de 2012. Este foi um passo crítico para passar de uma ideia, para um projeto e criar um modelo piloto do trabalho.

Em 2013 nasce o CAOVIDA CLUB, uma associação sem fins lucrativos que visa combater um dos problemas sociais mais alarmantes do século – a  obesidade infantil.

 2.Quais as áreas de actuação e o problema social que resolvem? 

O CAOVIDA aposta numa abordagem transdisciplinar na área da obesidade infantil, um dos problemas de saúde pública mais emergentes e preocupantes do século.

A nossa equipa proporciona um acompanhamento transdisciplinar, global, permanente e personalizado a todas as famílias que queiram ter um estilo de vida mais saudável e / ou aquelas com crianças com excesso de peso. E o melhor de tudo: o cão da família terá um papel primordial. O CAOVIDA CLUB tem um corpo clínico especializado, que inclui uma médica, uma nutricionista, duas psicólogas, um técnico de terapia assistida por cães, um profissional do desporto e educação física e uma médica veterinária, apoiados pela equipa diretiva e pelos voluntários. Para além desta abordagem, a nossa maior particularidade consiste na forma original, única e divertida que encontramos para levar a cabo o plano de exercício físico.

Uma criança com excesso de peso enfrenta inúmeros obstáculos como a dificuldade em quebrar o ciclo de sedentarismo e a comparação (muitas vezes cruel) com outras crianças. Acreditamos nos benefícios, a diferentes níveis, de as crianças crescerem com um cão. Aliás, está provado cientificamente que quem tem um cão é fisicamente mais ativo e tem uma qualidade de vida melhor. É por tudo isto, e muitas mais razões, que a nossa metodologia se baseia no treino com cães.

Como é que funcionamos na prática?  O nosso técnico de terapia assistida por cães, em conjunto com o nosso professor d educação física, acompanham duas vezes por semana as famílias, nomeadamente a criança e o seu fiel companheiro, preparando treinos e atividades divertidas com os seus cães (estas sessõs são desenvolvidas, por norma, na escola básica de Paranhos), promovendo o convívio e a interação saudável entre os membros do club. Estas sessões são oportunidades em que o vínculo criança-cão é fortemente reforçado e onde se trabalham questões relacionadas com a proximidade entre a criança e o animal, aumentando assim a auto-estima e o sentido de segurança. Além disso, estas sessões baseiam-se no exercício físico orientado e supervisionado, com vista ao aumento do gasto calórico. Como acreditamos na abordagem transdisicplinar, ao mesmo tempo acompanhamos nutricionalmente e psicologicamente a criança, ao longo de todo o processo, fazendo re-avaliações rigorosas de dois em dois meses. Por outro lado, o suporte de um grupo é fundamental para os dias menos bons, em que uma “ajudinha” de quem esteja a passar pelo mesmo pode fazer toda a diferença. É nesse sentido que organizamos mensalmente uma atividade, que pretende reforçar os laços do grupo, servir como momento de partilha e de motivação para o mês que se segue. Estas atividades mensais são sempre diferentes, de forma a estimularmos a experimentação e aprendizagens diversas.Apostamos também na promoção da saúde e, por isso mesmo, realizamos rastreios de obesidade infantil em escolas e instituições, com o grande objetivo de sinalizar crianças com excesso de peso e obesidade e, assim, pensarmos na melhor solução para a resolução do problema.Percebemos também, ao longo do processo, do quão importante é trabalharmos questões mais específicas com os pais, professores, e adultos responsáveis por crianças. Por isso mesmo desenvolvemos um programa de formação para este público, com sessões de dois em dois meses que abordam temáticas como alimentação saudável, obesidade e saúde oral, comportamento parental, etc.

3.Próximos passos?

Os próximos passam por continuar a desenvolver rastreios nas escolas, no sentido de identificarmos mais crianças com o problema de obesidade infantil e, também assim, conseguirmos reduzir os números de obesidade infantil no nosso país.

Continuaremos a realizar atividades abertas à comunidade todos os meses, programas de formação para pais e estamos a planear a nossa Academia CAOVIDA, para as férias escolares.

4.Como podem os clientes entrar em contacto convosco? 

Qualquer pessoa pode saber mais sobre o nosso trabalho através do nosso website: www.caovida.com

Estamos também disponíveis através do telefone 223 276 734 , do telemóvel 915 966 294 ou do email joana.moreira@caovida.com.

Estamos também de portas abertas na morada Rua Monte de S. João, 132, 4200-406 Paranhos, Porto.