Cerca de 100 pessoas encheram ontem o salão da Casa da Cultura de Paranhos para assistir à primeira intervenção pública da Plataforma de Pensamento Ideias à Moda do Porto. Numa tertúlia intitulada “As grandes ideias históricas do Porto”, o Dr. Joel Cleto, famoso historiador, arqueólogo e escritor da região Norte, proporcionou aos presentes uma viagem no tempo, da pré-história à atualidade, cruzando aquelas que foram as ideias de maior relevo na História da cidade Invicta.

Com o intuito de divulgar as mais importantes ideias que talharam a cidade do Porto para aquilo que ela é atualmente, a plataforma de pensamento Ideias à Moda do Porto iniciou ontem um ciclo de tertúlias pensadas com o objetivo de inteirar o cidadão acerca dos mais importantes marcos históricos, das mais emblemáticas personagens e da forma como a muy nobre e invicta cidade do Porto foi capaz de ultrapassar as mais diversas dificuldades, nunca perdendo os seus traços característicos nem o seu lugar de destaque na região Norte do país. Para iniciar este ciclo foi convidado o ilustre Dr. Joel Cleto que, durante duas horas, nos presenteou com uma autêntica aventura, de uma notável riqueza histórica e cultural.

A saga começou remotamente na pré-história, há uns longínquos 5000 anos, onde foi explanada a importância do Planalto das Antas que, como é do conhecimento geral, detém esta designação pelos registos de sepulturas aí encontrados. Progredindo pela história e à medida que novos povos se aventuravam a descer em direção ao Douro, acabámos invariavelmente a falar da ocupação do povo Romano e da extensão que esta metrópole atingiu. E a história progrediu desta vez com toda a vital importância que a cidade Invicta teve no surgimento do país e em importantes acontecimentos que se deram durante toda a Monarquia: o apoio à coroa e à capital, o reconhecimento e criação dos mais emblemáticos símbolos da cidade, a importância no crescimento económico e na revolução industrial, nunca esquecendo o tão emblemático Vinho do Porto. Uma visão muito simplificada mas que permitiu uma perceção global do importante papel que a nossa cidade teve na criação e manutenção do país a que chamamos Portugal.  Houve ainda algum tempo para curiosidades, nomeadamente gastronómicas em que se tentou uma melhor explicação para as tão tradicionais “Tripas à Moda do Porto”, um tema que não é certamente indiferente a um verdadeiro Tripeiro.

A notável palestra do Dr. Joel Cleto perante uma plateia repleta de pessoas à procura de descobrir um pouco mais da nossa cidade excedeu todas as expectativas para uma primeira abordagem pública. Perspetivam-se eventos semelhantes, em diferentes zonas e com diferentes oradores, com o objetivo último de levar a cultura e a história da nossa cidade a todos os cidadãos portuenses.

Por último, a Plataforma de Pensamento Ideias à Moda do Porto gostaria de deixar o agradecimento público ao orador, Dr. Joel Cleto, pela sua notável participação e pela disponibilidade em colaborar connosco. Os nossos sinceros agradecimentos também para todos os que estiveram presentes e puderam desfrutar da notável tertúlia.