O projecto “As Latinhas” é um projecto Social na área ambiental que faz recolha de latas de alumínio e ferro deitadas nos espaços público. Tem como objectivo minimizar os efeitos da poluição destes resíduos e  a sua reutilização como fonte de financiamento de causas e projetos sociais. É uma ideia inovadora que já esta a dar frutos e a contribuir para o financiamento de causas sociais, por isso “tenha a Lata para apoiar esta causa”.

1 – Como nasceu esta ideia?

A ideia surgiu na consequência das minhas preocupações ambientais, e deste modo poder contribuir para resolução de um problema da sociedade, o lixo urbano, no caso concreto das latas e embalagens metálicas.Se estivermos com atenção ao andarmos por qualquer local, deparamo-nos com imensas latas e outras embalagens atiradas de qualquer modo para os espaços públicos. Dai pensei porque não transformar este desperdício, em meios financeiros para IPSS e Causas Sociais, cuidando do Ambiente e contribuindo para uma Sociedade mais solidária e sustentável.

2 – Qual o impacto para a Sociedade em termos ambientais?

Ao promovermos a reciclagem estamos a contribuir para uma poupança no consumo de energia e a reduzir o consumo de recursos naturais, falando em termos simplistas. A produção de alumínio reciclado gasta 5% da energia necessária para produzir novo, para a produção uma tonelada de alumínio são necessárias 4 a 5 toneladas de bauxite. O alumínio é 100% reciclável, vai permitir uma diminuição da poluição atmosférica e dos lençóis de água potável. Esta simples ideia poderá transformar-se

3 – Acções actuais e próximas etapas?

Em termos de ações concretizadas, temos parcerias acordadas com as Faculdades de Engenharia, Economia e Ciências, fizemos também a Recolha da Latada de Engenharia salientando a colaboração nomeadamente da Inês Pelaez e Ana LuisaFazemos também recolha no Bar da UPTEC, para a qual contamos com toda a gentileza da equipa da Assi Canti, fazemos também a recolha noutros estabelecimentos que connosco se dispõe a colaborar.Em termos futuros e como estamos sediados na Unidade Empresarial de Paranhos, junto ao Pólo Universitário da Asprela, estamos a trabalhar para estabelecer parcerias com os vários Departamentos de Acção Social das Associações de Estudantes, da Universidade do Porto.

4 – Dificuldades e constrangimentos que encontram?

O principal constrangimento com que nos debatemos neste momento é a falta de meio de transporte para proceder á recolha. A carrinha que utilizamos de momento está avariada, pelo que tem sido impossível fazer a recolha. Outra dificuldade é a falta de meios humanos para fazer a recolha, é bastante difícil conciliar a minha vida profissional com a recolha.

5 – Deixa os contactos na eventualidade de alguém crer entrar em contacto convosco?

O modo mais fácil para sermos contactados é através do nosso email: aslatinhas2014@gmail.com, Tem sido deste modo que algumas entidades interessadas em colaborar nos tem contactado, todos os que connosco queiram colaborar serão bem-vindos.