As igrejas são desde a sua origem locais de culto, oração e fé. Hoje em dia, estes locais são também monumentos visitáveis por todos aqueles que pretendam admirar a sua beleza, significado e história, sejam os visitantes crentes cristãos, sejam de outra fé religiosa ou sejam mesmo não crentes. O concelho do Porto e áreas envolventes são ricos neste tipo de património. Em virtude desta realidade propomos a criação de um roteiro virtual das Igrejas do Grande Porto.

Se desenhássemos um mapa de Portugal e colocássemos uma pinta de uma cor no local onde existe uma igreja, este mapa seria muito colorido em várias zonas do País. O Porto é uma dessas regiões onde existe uma enorme densidade de locais de culto cristão. Para além das igrejas existe ainda um considerável número de museus associados às mesmas que procuram divulgar obras de arte sacra, objetos diversos com relevância histórica e simbólica, relacionados com a atividade religiosa e com o culto católico.

O concelho do Porto possui mais de 40 igrejas e várias dezenas de capelas. Se contabilizarmos as cidades envolventes então serão centenas os locais de culto Cristão. Dentro desta vasta coleção de infraestruturas religiosas, existem construções das mais variadas épocas do último milénio com uma enorme variedade de riquezas e valores históricos, arquitetónicos e simbólicos. Basta caminhar um pouco por algumas ruas do Porto e sem grande problema irá observar várias destas obras. Destacam-se igrejas que se impõe como marco da cidade, como por exemplo a Sé Catedral, a Igreja dos Clérigos ou a Igreja da Misericórdia, embora todas elas sejam meritórias de visita e conhecimento.

Tendo em conta os habitantes da cidade interessados em conhecer mais e melhor a riqueza material e simbólica que os rodeia, tendo em conta visitantes portugueses de locais próximos ou mais afastados que certamente não são indiferentes ao património do seu País, contando com o interesse dos turistas estrangeiros que cada vez mais inundam as ruas da Invicta bem como potenciar o interesse de pessoas que procurem ativamente visitas a locais de culto e oração, sugerimos a criação de um Roteiro de Igrejas do Grande Porto.

Este roteiro teria como plataforma uma aplicação para smartphones e tablets (iOS e Android) bem como um site na internet. Na interface do utilizador seriam disponibilizados vários conteúdos como uma lista das igrejas e museus associados, breves descrições, contextualização histórica e outros detalhes sobre cada um dos monumentos. Seria ainda disponibilizado um mapa da cidade onde apareceriam marcados os pontos de interesse a visitar bem como a posição atual do utilizador. Tendo em conta tudo isso seria possível ao visitante saber quanto tempo a pé ou de transporte demoraria até chegar à igreja pretendida bem como programar uma rota a partir de coordenadas GPS. No site deste roteiro, disponível a partir de um browser comum, o utilizador poderia também aceder ao mapa com todas as igrejas e museus associados marcados, conhecer com mais pormenor os detalhes dos mesmos e ainda estar atualizado de eventos e festividades relacionadas com estes locais.

Os custos relacionados com a implementação desta ideia são consideravelmente reduzidos. Apenas seria necessário uma pequena equipa de levantamento de dados e informações sobre os locais de interesse, designers web e programadores dedicados à aplicação e site. Esta iniciativa poderia ser levada a cabo por uma ou mais entidades em parceria como a Câmara Municipal do Porto, associações de turismo do Porto e Norte bem como pela Diocese do Porto.