O Vintage for a Cause é uma iniciativa que visa transformar pessoas através da transformação de roupa. 
É um clube de costura, onde, mulheres com mais de 50 anos, sem ocupação profissional transformam roupa usada, obtida pelas próprias ou doada por terceiros, em roupa de estilo “vintage” de excelência, com apoio de estilistas, resultando a sua venda em receitas para garantir sustentabilidade da actividade.

Como nasceu esta ideia?

A ideia nasce da conjugação de inúmeras experiências e gostos pessoais meus. Uma mãe costureira de profissão, muitos irmãos fez com que crescesse “a ver costurar e transformar roupa” e acabasse por ter uma influência muito forte no meu gosto por roupa original. A perceção do isolamento e atrofio após deixar a vida ativa ocorreu por observação da minha própria mãe e outros idosos com que convivi durante anos na zona mais envelhecida desta. Eram sobretudo mulheres, com uma forte necessidade de se ocuparem e de interagir com a sociedade. De recuperarem o que perderam por causa da perda de papéis profissionais e familiares. Apresentei a ideia num bootcamp, momento a partir do qual comecei a desenvolver as ações necessárias à implementação da mesma.

Quais as áreas de actuação e o problema social que resolvem?

Áreas de intervenção:Promoção do envelhecimento activo, desenvolvimento pessoal, relacionamento interpessoal e inclusão social, por via da ocupação.

Produtos: Actividade ocupacional gratuita; Roupa “vintage” transformada, de design exclusivo; Formação.

Problema visado: Isolamento social de mulheres com mais de 50 anos que não estão na vida activa.

Próximos passos?

Aumentar a qualidade das peças, com vista a tornar eficaz uma estratégia de venda e escoamento dos produtos que garanta a sustentabilidade do projecto. Criar um programa de desenvolvimento técnico para as utentes que tenham interesse em evoluir e integrar a estrutura de forma profissional e remunerada ou compensada em termos monetários.

Capitalizar a loja on-line. Diversificar as fontes de receita e as actividades que o permitam, diversificando também as actividades oferecidas às utentes, permitindo que possam usufruir gratuitamente não só desta ocupação capacitante, mas outras ligadas ao bem-estar em geral.

Como podem os clientes entrar em contacto convosco? 

Através do: – site www.vintageforacause.pt é possível obter informação sobre as várias formas de interacção, nomeadamente através do menu como participar, onde as pessoas podem, em formulário on-line, inscrever-se, doar, oferecer o seu serviço para voluntariado; ou adquirir as nossas peças na loja on-line (wwww.vintageforacause.pt/loja. No mesmo site estão indicados os pontos de venda – Lojas Magasin e Flapper e feiras como Urban Market e Mercado de Porto Belo Moda.

– facebook – https://www.facebook.com/VintageforaCause

– telefone 913882236

– presencialmente, deslocando-se ás nossas instalações -Rua Damião de Góis 96, Loja B 4050-221 Porto

– email: info@vintageforacause.pt

Deixa os contactos na eventualidade de alguém crer entrar em contacto convosco – telefone 913882236 / email:info@vintageforacause.pt /helenasilva@vintageforacause.pt e todos os outros meios indicados anteriormente