A região do Porto viveu nos últimos anos uma pequena revolução no sector das Novas Tecnologias. A implantação e continuado desenvolvimento do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e o crescimento feito pelas faculdades da Universidade do Porto no sentido de providenciar melhores profissionais nestas áreas, levou à criação de um cluster tecnológico na Região.

Mas temos de pensar na próxima etapa. Os profissionais bem formados existem, empresas tecnológicas criadas e desenvolvidas no Porto com sucesso também, no entanto o sector do investimento financeiro (muitas vezes de risco) ainda não é grande o suficiente para acompanhar o crescimento observado.

É importante então aumentar o reconhecimento internacional do Porto como um potencial centro de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Aliando os profissionais altamente qualificados formados pelas diversas faculdades, com o grande espaço disponível para a instalação de escritórios (que já analisámos aquando do projecto Dallas), e a normal facilitação ao investimento por governo e autarquias locais.

Neste panorama propomos o desenvolvimento do Mês da Inovação. Um mês inteiramente dedicado aos diversos agentes do sector- Com workshops, palestras com convidados de referência (nacionais e internacionais), demonstrações de empresas instaladas, e sincronizando as agendas dos concursos de inovação existentes.

O objectivo é colocar enfoque internacional na inovação tecnológica de todo o país, conseguindo atrair players do estrangeiro com capacidade de investimento para a participação e aumentando o conhecimento do que se faz em Portugal no campo da inovação.

É uma iniciativa que necessita de juntar as vontades de diversas entidades públicas: as Câmaras da região, o Turismo de Portugal, Ministério da Economia, etc.. E que envolve um investimento acrescido, mas pode tornar-se importante como montra da qualidade portuguesa.

O que já se faz lá fora?

São Francisco realiza desde 2012 uma iniciativa similar nos meses de Outubro. A região onde a cidade esta instalada é o centro mundial do empreendedorismo e inovação tecnológica, contando com empresas como: Apple, Facebook, Google, Hewlett-Packard, Oracle, etc..

A Região de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos (composta pelos estados de MaineMassachusettsNew HampshireVermontRhode Island, e Connecticut) organiza durante o mês de Junho um conjunto de iniciativas diversas de promoção das empresas inovadoras.