Novas formas de reciclagem mais adaptadas às novas gerações. 

O Porto ainda apresenta valores negativos em termos de reciclagem devido à forma como processa os seus resíduos. Para que a cidade acompanhe a dinâmica atual de que beneficia, melhorando a sua qualidade ambiental, é necessário uma mudança de estratégia.

Nos últimos anos, a Invicta tem privilegiado a utilização de aterros e incineração em detrimento da reciclagem.

Os valores de um estudo realizado em 2016 por Ana Pires e Graça Martinho (Universidade Nova) demonstram que o saldo é negativo, sendo 62,9% dos resíduos processados por meios não sustentáveis. As quantidades que são enviadas para reciclagem e valorização orgânica (transformação de resíduos em composto orgânico) são apenas 18,5% do total de resíduos urbanos gerados. O saldo da AMP (Área Metropolitana do Porto) é manifestamente negativo, de -40,5%.

Maquina

O mecanismo que apresentamos é uma máquina com um software incorporado na qual se colocam as embalagens vazias e esta, por cada embalagem inserida, devolve ao utilizador um prémio (que pode ser monetário, ou descontos, nos mais variados serviços). Este dispositivo tem a particularidade de, em tempo real, calcular a quantidade de embalagens já recicladas e os benefícios ambientais que o ato trouxe.

Estes dispositivos já estão implementados um pouco por todo o mundo, pois permitem tornar a reciclagem divertida, atrativa e consegue também trazer benefícios imediatos para o consumidor, o que se traduz num incentivo direto da ação de reciclar.

Custo e características

Ao que pudemos apurar existem muitas máquinas que fazem este tipo de reciclagem.

Uma destas foi inventada no Brasil e tem o custo de 2063 euros. Tem uma capacidade de 4 m3 de armazenamento e tem um sistema inteligente de gestão de resíduos que envia uma mensagem a um serviço de recolha quando atinge 80% da sua ocupação. O custo desta é muito razoável para os benefícios que estas podem trazer e à tecnologia envolvida.

Deixamos aqui um pequeno vídeo que elucida o seu funcionamento bem como os benefícios deste sistema.

https://www.youtube.com/watch?v=VAiRRjZLN0o

 

Possíveis locais de implementação

Este sistema poderia inicialmente ser colocado em locais estratégicos da cidade, como por exemplo locais da “movida” do porto, áreas com elevado índice habitacional e faculdades.

É uma ideia viável que poderia aumentar exponencialmente a eficiência do processo de reciclagem e que subsequentemente traria imensos benefícios ambientais e financeiros para a Invicta.

 

Assim, com um pequeno esforço de cada um, a cidade tornar-se-ia mais sustentável e mais limpa, ao mesmo tempo que se recompensariam aqueles que contribuíssem ativamente para essa realidade!