Cada vez mais se houve falar de cidades verdes ou de cidades sustentáveis. O Porto está a seguir esta tendência e quer-se afirmar como tal, nacional e internacionalmente. A câmara Municipal do Porto já lançou o desafio: “Porto quer ser a cidade das coberturas verdes”, e já começa a ver-se medidas neste sentido:

Praça de LisboaPosicionar o Porto como cidade precursora na implantação de coberturas verdes, renovando a paisagem urbana, é a estratégia urbanística e ambiental assumida pela autarquia. A Praça de Lisboa ou a Estação da Trindade são exemplos de intervenção com esta vertente, e que se pretende implementar noutros espaços e infraestruturas, como é o caso do futuro Terminal Intermodal de Campanhã, incluído na Área de Reabilitação Urbana de Campanhã.”

 

 

Plantaçao Rui Moreira

 

 

“Já arrancou o projecto da Câmara do Porto de plantar até 2021 dez mil árvores em vários pontos dos eixos principais da cidade.”

 

 

 

 

 

Segundo a Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV) existem grandes vantagens na implementação de coberturas verdes nas cidades, como a retenção de precipitação, o isolamento térmico, a proteção e aumento do tempo de vida da impermeabilização, a criação de nichos de biodiversidade, a captação de CO2 e produção de oxigénio.

Porque não conciliar todas estas vantagens com a melhoria da paisagem urbana nalgumas zonas mais degradadas ou sombrias? Beneficiando e valorizando a zona.

 

Objectivo

Trazer uma nova vida à zona da rotunda da Areosa melhorando a paisagem urbana sob o viaduto.
Achamos que a área em questão foi prejudicada pela construção do viaduto que a tornou mais sombria não tão agradável.

Jardins Verticais

A zona da rotunda da areosa junta bastante movimento de pessoas devido ao seu comércio, é uma zona habitacional, local de paragens de autocarros e confluência de várias importantes avenidas/estradas da cidade.

Propomos então, a colocação de Jardins Verticais nos pilares do viaduto. Acreditamos que o efeito visual tornaria o espaço muito mais agradável. Sugerimos também a colocação de zona ajardinada em parte dos passeios, não obstruindo claro, a passagem de peões.

 

Viadutos Jardins

Serviu como grande inspiração o recente projeto na Cidade do México no qual se desafiam a em 5 anos cobrir mais de 1000 pilares do viaduto que circunda a cidade num percurso de 27 kms.  No total serão 60 mil metros quadrados de jardins.

 

“(…) De acordo com a apresentação do projeto, a inclusão das plantas em ambiente urbano ajudará a filtrar mais de 27 mil toneladas de gases e processará dez toneladas de metais pesados.

A ideia é muito simples e não envolveu nenhuma mudança estrutural nas vias já existentes. A instalação conta com armaduras metálicas cheias de anéis colocadas em volta do pilar. Após fixada, a estrutura recebe painéis pré-fabricados, que incluem um substrato têxtil hidropônico, sobre o qual é colocado o material vegetal e também os espaços publicitários.

As paredes possuem um sistema automatizado de rega, que é controlado remotamente por GPS. A água usada no abastecimento é reaproveitada, sendo colhida da chuva (…).

Todo o projeto é mantido por investimento privado e ainda proporciona o uso de espaços publicitários, como forma de atrair anunciantes e gerar verbas extras.”

 

 

Links interessantes:

Website dedicado ao projecto do México 

Página Facebook

Canal Youtube

A tendência dos jardins verticais está a espalhar-se por todo o mundo e inevitavelmente se tornam lugares atrativos chamando a atenção dos media e dos que por lá passam. A circunvalação irá sofrer intervenção num futuro próximo e defendemos que faz todo o sentido integrar esta ideia no projeto de remodelação da mesma.

 

Exemplos internacionais

CaixaForum – Madrid

CaixaForum

“Uma antiga estação elétrica no sul de Madrid estava abandonada há anos, mas a localização era perfeita para ser transformada num centro cultural, pois estava próxima dos maiores museus da cidade, como o Museu do Prado. Para contrastar com o vermelho do prédio, a parede lateral do prédio ao lado ganhou este jardim vertical com 1500 plantas de 250 espécies diferentes, também projetado pelo francês Patrick Blanc.”

 

El Bosco Verticale

Bosco Verticale

El Bosco Verticale foi inaugurado em 2014 e já se tornou um marco arqueitectonico em Milão. As duas torres, uma com 111 metros e outra com 75 metros sustentam por volta de 800 árvores.

 

O jardim de Patrick Blanc

Parede viva do conhecido Musée du Quai Branly, em Paris. Da autoria de Patrick Blanc, desenhista, inventor, cientista e botânico francês.

Musee du Quai

 

Jardim Van Gogh – Londres

“(…)  A obra “Campo de Trigo Com Ciprestes” de Vincent Van Gogh, ganhou vida de verdade por iniciativa da National Gallery de Londres. Foram utilizadas 8 mil plantas de 26 espécies diferentes para reproduzir os tons do quadro ao ar livre, na Trafalgar Square, um dos pontos mais movimentados da capital britânica. (…)”

Jardim de Van Gogh

 

Edwards Lifescience, em Irnivi (Califórnia/Estados Unidos)

“O Edward Lifescience faz parte da lista de jardins mais bonitos do mundo. Foi construído num prédio de estacionamento. Com mais de 370 m de altura, o espaço abriga mais de 40 espécies de plantas e tem como objetivo integrar a qualidade de vida no meio urbano.”

Edwards Lifescience