O Quintal é um projecto  que visa combater o isolamento e exclusão social através da sinergia entre idosos que vivem isolados e agricultores sem terra. Este casamento improvável dá-se quando o idoso tem um quintal que já não tem forças para cultivar e o cede a um agricultor que cuidará desse espaço e  lhe fará companhia. Importante de referir que parte da produção reverte a favor do idoso que cedeu o terreno, o agricultor também ganha pois não tem que pagar uma renda e fica um espaço para desenvolver a sua actividade.

Como nasceu esta ideia?
A ideia de criar um projecto como O Quintal, nasceu de uma imensa vontade e desejo de criar algo novo e que fizesse diferença na comunidade, após uma experiência de nove meses de voluntariado internacional.

Inspirada pelo Programa Aconchego, desenvolvido pela Drª Teresa Branco da Porto Social, discutia com familiares e amigos a vontade de criar algo semelhante, que juntasse e unisse mais as pessoas e que desse resposta a diferentes necessidades. Tinha especial preocupação pela questão do isolamento social na terceira idade e pela apatia social tão presente na nossa comunidade e ao mesmo tempo uma tendência natural para intervir no mundo através de uma ligação, ao que para mim é tão importante, com a natureza. Bruno Cerqueira, uma pessoa muito especial e com quem realizava muitos brainstormings sobre o “caminho” a seguir, questionou-me sobre a possibilidade de utilizar os quintais das pessoas. Comecei a reflectir sobre o potencial deste recurso, os quintais, tão presentes nas casas antigas do Porto, cujos residentes são pessoas idosas e muitos a sofrer de isolamento social e solidão. Desenvolvi a ideia e criei O Quintal -“O Quintal para quem Cultiva, Companhia para quem Precisa”.

Quis que o projecto “O Quintal” tivesse como objectivo a resolução de problemas ou necessidades sociais através da criação de parcerias entre cidadãos, que promovesse uma maior coesão social na comunidade, que cultivasse relações e que proporcionasse uma maior co-responsabilização social.

De forma prática, um sénior proprietário de um quintal, disponibiliza o mesmo a uma pessoa que viva na cidade e que queira cultivar (agricultor urbano) e a pessoa em questão contribuirá com parte dos alimentos cultivados e com a sua companhia.

Neste sentido centraliza-se na questão do combate ao isolamento social, na revitalização de um espaço sem vida, e em dar oportunidade a pessoas de cultivar biologicamente o próprio alimento em zonas urbanas, economizando dinheiro nos tempos de crise. Assenta numa perspectiva de promoção de cidadania e de partilha.

O Quintal ganhou vida no terreno, em Outubro de 2014, quando o Pelouro da Coesão Social da Junta de Freguesia do Bonfim quis implementar o projecto na freguesia.

Quais as áreas de actuação e o problema social que resolvem?

Este projecto tem um carácter sócio-comunitário, que pretende melhorar a qualidade de vida dos nossos seniores (combatendo o isolamento social e a solidão) e simultaneamente tem como objectivo dar resposta a uma procura crescente das pessoas que querem usufruir de um pedaço de terra para cultivar.

As áreas de actuação são portanto a área social e a área ambiental.

Os benefícios que O Quintal pode proporcionar são diversos:

– Acompanhar os  seniores isolados de uma forma mais atenta e imediata e proporcionar-lhes uma maior qualidade de vida;

– Promover a protecção do ambiente e alimentação saudável, sendo que o cultivo terá de ser necessariamente biológico.

– Proporcionar aos candidatos uma maior consciência ambiental, através do cultivo biológico e através de formação na área;

– Dar a capacidade ao candidato e ao idoso de perceberem a importância de preservar a biodiversidade através do plantio de sementes, evitando a extinção de variedades e espécies vegetais tradicionais;

– Combater igualmente os problemas económicos emergentes na sociedade actual (uma vez que se dá a possibilidade a pessoas de cultivar o seu próprio alimento).

– Promover uma dinâmica de relação de co-divisão e interacção com o outro e de co-responsabilização comunitária;

– Apoiar eventualmente o idoso nalgumas necessidades básicas;

– Revitalizar um espaço abandonado.

Próximos passos?
Neste momento estão duas parcerias já a funcionar na freguesia do Bonfim, quer isto dizer que dois idosos estão a ser acompanhados, foram revitalizados dois espaços sem uso e duas hortas biológicas estão a ser cultivadas pelos agricultores urbanos.

Os próximos passos são:

-Integrar os agricultores urbanos já inscritos no projecto, nos quintais da freguesia.

-Formar mais agricultores urbanos em agricultura biológica e compostagem caseira.

-Sinalizar, com a ajuda de parceiros institucionais e Bonfinenses, idosos isolados que possuam quintais em suas casas.

Como podem os clientes entrar em contacto convosco?

Responsável pelo projeto O Quintal: Sarah Valente

Entidade Parceira: Junta de Freguesia do Bonfim

Contactos: sarah.valente@jfbonfim.pt  (225194500/963959059)