À medida que a sociedade Portuguesa se foi desenvolvendo, também se foi alterando a nossa relação com a água e o seu abastecimento. Nas último século conseguimos providenciar água potável e saneamento básico à quase totalidade do parque habitacional português, um feito que merece ser assinalado.

Fruto disto, na cidade do Porto os fontanários foram sendo destruídos, ou recolhidos para os Jardins de Nova Sintra (vejam a ideia de recuperação dos jardins aqui) já que a sua função basilar deixou de ter expressão: providenciar água para as tarefas domésticas.

No entanto este desenvolvimento retirou a possibilidade do consumo gratuito de água pelos transeuntes no decorrer do seu dia. Este desinvestimento é também um subproduto da popularidade da água engarrafada e da subtil privatização do consumo de um bem que deveria ser de todos.

Esta ideia foi-nos transmitida durante o Park(ing) Week, muitos turistas e locais disseram-nos em conversa ou através dos papeis de ideias que preencheram, que sentiam necessidade de poderem beber água para se hidratarem à medida que viajam pela cidade.

Esta medida é positiva não só para os locais, mas à medida que queremos transformar a cidade num destino de referência para o Turismo, também temos de providenciar estas pequenos serviços. Acreditamos que tal é possível e positivo porque o acesso gratuito à agua tem de ser uma condição basilar do serviço público.

Qualidade da água potável

A qualidade da água distribuída nestes pontos seria a mesma que aquela que chega à torneira dos Portuenses. No entanto como tudo na vida, os pontos de distribuição precisam de limpeza frequente e manutenção esporádica, terão tantas mais bactérias quanto mais esporádica for o seu serviço.

Design

O design dos pontos de abastecimento também é fundamental para a qualidade da água: terá de proteger o bocal, impedindo que adultos, crianças e animais lhe toquem.

Ao mesmo tempo também é importante para transmitir confiança na qualidade da água: materiais de revestimento que fiquem sujos em pouco tempo não transmitem confiança por muito que a água em si seja própria para o consumo.

Algumas ideias criativas de design podem ser vistas aqui.

Lá Fora

Começa a existir um movimento cada vez mais forte pela preservação e instalação destas soluções nos centros urbanos, aliado a preocupações ambientais e de qualidade de vida.

  • Londres estuda soluções de design para fontes com água potável.
  • Também em Londres os Parques Reais de Londres organizaram em 2010 uma competição internacional para encontrar os melhores desenhos para bebedouros a ser instalados nos jardins públicos. Os critérios de selecção foram a higiene, estética e manutenção. Pode ver as entradas em destaque aqui.

O Vencedor 1, “The Trumpet” que evoca uma trompete dos guardas reais:

The Trumpet 2

The Trumpet 1

O Vencedor 2, “Watering Holes” que providencia água a diversas alturas, pensando em adultos, crianças e cães:

Watering Holes

Descobrir Mais

Um blogue apaixonado por bebedouros – Drinking Fountains