Um dos problemas dos canídeos que vivem nas grandes cidades é não terem um espaço para se exercitarem soltos de uma forma regular , já que a maior parte vive em apartamentos com os donos. Nem terem espaço onde possam andar livremente sem trela.
Dada esta necessidade, consideramos útil a criação de recintos pela cidade de recreio canino. O espaço devidamente vedado com acesso a sacos para os donos tratarem da higiene dos seus animais, com vários obstáculos para os mesmos se exercitarem, e com bebedouros apropriados. Acima de tudo um espaço onde eles possam brincar e divertirem-se em plena liberdade e total segurança.

A localização de um recreio canino é extremamente importante. Têm de ser espaços amplos onde os animais possam ladrar à vontade (sem restrição sonora), e de fácil acesso a todos os membros da comunidade. Ao mesmo tempo têm de ser pensados também com o conforto dos donos em mente: através da criação sombras, colocação de bancos e pontos de água. Genericamente um bom planeamento paisagístico.

O recinto deve ser amplo, com múltiplas entradas (para não surgirem situações de domínio territorial de uns sobre outros) 

1- Para que os cães consigam estar longe das pessoas sempre que entram e saem do parque.

2- Para dar espaço e mais fluidez no acesso.

Superficie do parque :

Ao contrario do que se possa pensar, devemos evitar a relva nos parques caninos por alguns motivos:

1- O custo da manutenção da relva

2- A urina dos cães danifica a relva

3- Com a chuva e a relva o espaço fica como se fosse um pequeno pântano e os cães ficam todos sujos.

Granito decomposto é uma boa solução para a superfície do espaço, ou parte dela porque:

1- É bastante duradouro

2- Requer muito menos mão de obra, não precisa de agua nem nenhum tipo de pesticida ou tratamento, como seria o caso da relva.

3- Este tipo de granito decomposto também reduz o crescimento de ervas no parque.

Cães grandes e pequenos:

A maioria dos parques tem duas secções separadas, uma parte para cães pequenos (normalmente menos de 15kg) e outra para os maiores. Estas áreas são completamente separadas  e os cães grandes não se misturaram com os pequenos.

Controlo das fezes dos cães:

Algo a ter em conta quando se constrói um parque canino é as necessidades fisiológicas dos animais logo a melhor solução será a disponibilidade imediata e no próprio local de sacos próprios para os seus donos apanharem os “presentes” dos seus cães e os caixotes do lixo próprios para o efeito.

Regras:

Como em tudo na vida é preciso haver regras e é preciso saber respeita-las  o ideal seria em cada entrada disponibilizar para leitura as regras de uso do parque para que tudo funcione na perfeição. Algumas regras e regulamentos a ter num parque canino:

1- Os donos são legalmente responsáveis pelos seus cães e pelos estragos causados pelos mesmos

2- Todos os cães devem estar devidamente legalizados, vacinados e saudáveis

3- Os animais devem ter placas de identificação.

4- Os donos devem manter os seus animais limpos

5- Cães que se demonstrem agressivos para as pessoas serão removidos do parque. Animais com “cadastro” ou que tenham atitudes agressivas não serão permitidos

6- Os cães a utilizar o parque deverão ter pelo menos 4 meses de idade.

7- Os donos não devem  em momento algum abandonar os seus cães estes devem estar em constante supervisão.

Fornecimento de água:

É extremamente importante ter um fornecimento de água que seja de fácil acesso para os cães e até para os seus donos

Lugares sentados:

O parque deverá ter impreterivelmente lugares para sentar , bancos estes que terão de ser em alumínio pois é muito pouco afectado pela urina dos animais

Gradeamento:

O gradeamento deverá ter pelo menos 1m de altura.

O preço e área deste espaço varia bastante, existem espaços com lagos de tamanho considerável por exemplo e parque a volta deste como existem pequenos parques.

Em Portugal um bom exemplo é o equipamento instalado no Campo Grande.

all_0