Organização de campeonatos de corridas de drones FPV (First Person View – visão na primeira pessoa) no Porto.

Embora tenhamos defendido ultimamente os valores da tradição Portuguesa e Portuense, queremos também que o Porto cresça com a diversidade de oportunidades que a novas tecnologias tragam.

Se é verdade que o automodelismo está implementado em Portugal já há muito tempo, a tecnologia dos já famosos drones, tem trazido novas possibilidades para diferentes actividades que não apenas as corridas. Modelos como carros, barcos ou até aviões têm a sua limitação. Os concorrentes têm de se posicionar num local mais alto para que possam ver de um ângulo superior toda a pista e assim conduzirem os seus modelos telecomandados.

A tecnologia trouxe-nos nos últimos tempos gadgets diferentes, fazendo com que algumas pessoas repensassem o automodelismo para o poder adaptar fora dos conceitos inicialmente concebidos.

Em 2012 foram lançados para o Kickstarter (site de de fundraising) os Oculus Rift, que à semelhaça dos modelos anteriores, são óculos de realidade virtual mas que para além de uma qualidade drasticamente melhor, têm acesso a funcionalidades como deteção de espaço – a imagem que vemos acompanha o movimento da nossa cabeça. Embora na altura fosse um protótipo, gerou-se muita discussão na sociedade, e foi um objeto muito desejado até ao seu lançamento em 2016.

Pensou-se então na possibilidade de juntar a tecnologia de óculos virtuais com os drones e iniciar corridas em que o condutor tem a sensação de estar dentro do cockpit do seu drone. Estes drones são pequenos, leves e extremamente rápidos (alguns chegam a atingir 100km/h), permitindo manobras bastante arrojadas. Na parte superior, é montada uma câmara de filmar que transmite em tempo real a imagem para os óculos. O condutor senta-se então confortavelmente na sua cadeira e experiência o voo do seu drone na primeira pessoa – FPV first person view!

Os campeonatos de Drone Racing FPV realizam-se em percursos indoor ou outdoor (interior ou exterior), que podem ser corridas cronometradas ou competição lado a lado, embora esta última acarrete perigos maiores. Uma competição de interior poderia ser programada para um sitio como o pavilhão Rosa Mota ou semelhantes, enquanto que as de exterior se ajustam melhor a um campo de futebol, assim como a uma pista de obstáculos montada por exemplo no Parque da cidade.

A competição é transmitida em direto para ecrãs gigantes para que o público também possa estar emerso na dinâmica do First Person View.

O FPV Drone Racing trará para o Porto não só um novo desporto com um enorme crescimento desde 2014, Assim como mais uma atração turística para a cidade.

DIY

Um dos aspetos muito interessantes do FPV Drone Racing é o aspecto da construção. DIY ou Do it yourself (Faça você mesmo) é um conceito associado a este desporto, pois quem o pratica, embora possa comprar kits pré concebidos, pode criar o seu drone de raiz, com as características especificas que mais se adaptem ao condutor. Existem atualmente vários fóruns online de drones para iniciantes e experientes poderem trocar concelhos, fazendo com que o mundo das corridas de drones se estenda muito para além das próprias corridas. É um desporto que estimula nos seus praticantes a vontade de criar e adaptar.

Contras

Como qualquer desporto de automodelismo, existem riscos associados a estas corridas. É necessário que os praticantes tenham consciência da utilização de um drone, pois um objeto que se desloque a 100Km/h pode efetivamente colocar em risco a integridade física de uma pessoa no caso de um acidente. Os campeonatos devem ter as normas de segurança corretas para a proteção do público. Os praticantes devem também ser responsáveis com a utilização dos seus drones para treinos. Recomenda-se o treino em locais afastados da cidade ou em terrenos privados.

 

Descobrir Mais

Oculus Rift

Ars Technica

My First Drone