Na rubrica desta semana apresentamos o projeto Reabilitação Total​, que pretende promover o desenvolvimento territorial de forma sustentável nas vertentes do Património, Social e Económico.

Como nasceu esta ideia?

A ideia da “Reabilitação Total” começou a ser semeada numa ação de voluntariado com os sem-abrigo. Através de várias conversas com este público desfavorecido, verifiquei que um dos pontos comuns é a origem destas pessoas – as zonas rurais, sendo a procura de emprego e melhor qualidade de vida a motivação da sua migração. As experiências profissionais destas pessoas centram-se, principalmente, nas áreas da construção civil e da restauração, mas são poucos os que não sabem também cultivar a terra ou criar animais.Por outro lado, como arquiteto, sempre me intrigou a existência de edíficios com um elevado potencial, devolutos, em paralelo com este fenómeno dos sem-abrigo. Fui percebendo que isto acontece porque ainda se privilegiam os interesses económicos sob as necessidades urgentes da nossa sociedade. Mas isto não me deixou conformado. Esta realidade acabou por me afetar a nível emocional, pessoal e profissional. Senti então necessidade de aprofundar os meus conhecimentos sobre estes problema. O caminho até ao meio rural foi fácil, mas daí a compreender o fenómeno do aumento do despovoamento do interior foi um grande passo. Independentemente das questões políticas associadas e da crise económica existente, senti que era meu dever cívico contribuir com possíveis soluções… Apercebi -me de que uma solução possível surgia da fusão dos dois problemas que me preocupavam: Combater o despovoamento reintegrando públicos desfavorecidos, e capacitando-os como agentes transformadores locais. Por outas palavras, o objetivo seria reduzir o número de pessoas desfavorecidas e desempregados nas cidades aumentando a população e o dinamismo na economia, no meio rural. A partir deste momento o desafio foi claro: para que isto acontecesse teríamos que “reabilitar” totalmente a nossa sociedade, a nossa economia, o nosso património e, por fim, a nossa mentalidade! Começaram a surgir pessoas alinhadas com este ideal do projeto e, em 2012, nasceu o nome e o objetivo “Reabilitação Total”.

Em 2013, coincidindo com um momento de grande desenvolvimento e melhor definição do terceiro setor, o projeto teve o seu arranque oficial.

Quais as áreas de actuação e o problema social que resolvem? 

A nossa atuação é no terceiro setor. O principal problema social que procuramos minimizar são as consequências do despovoamento. A nossa atividade abrange, para isso, três áreas: o património, o social e a economia local. De forma simples, consideramos que para reabilitarmos o património de um local teremos de realizar um levantamento de todo o seu património material e imaterial; conhecer as tendências demográficas do local; conhecer a comunidade e o seu diagnóstico social; e conhecer a identidade cultural do local, ou seja, as suas tradições e costumes. A nossa missão, perante estas informações, é divulgar a riqueza e as grandes potencialidades dos territórios rurais. Em relação à intervenção no social, é nossa missão selecionar e capacitar candidatos citadinos para se transformarem nos agentes de mudança nas zonas rurais. Para isso, desenhamos formações personalizadas e facilitamos o acesso a formações levadas a cabo por entidades nossas parceiras. Paralelamente, queremos sensibilizar toda a sociedade para os problemas do despovoamento rural e do potencial humano desperdiçado nas cidades. Por fim temos aquela que, para mim, é a área mais divertida: o desenvolvimento da economia local. Para corresponder a este objetivo, com o apoio dos agentes transformadores, identificamos produtos e serviços com potencial e inovamos na definição de novos negócios. Procuramos ainda aumentar o número de visitantes das zonas rurais, empoderando todas as iniciativas desenvolvidas por parceiros locais. Neste sentido, o nosso papel passa pela colaboração e divulgação destas iniciativas (novos eventos, costumes locais, festa tradicionais).

Para mais informações podem visitar o site: http://reabilitacaototal.pt/estrategia.html

Próximos passos?

A Reabilitação Total está a desenvolver dois  novos projetos:

“IR”(Intervenção Rural) é um projeto que pretende apoiar e facilitar a migração de todas as pessoas que procurem qualidade de vida em territórios de baixa densidade. Este projeto está a ser apoiado pelo Banco de Inovação Social como finalista do programa de apoio a empresas sociais. Queremos avançar com o teste piloto “IR” ainda neste ano em 2015. Como a metodologia poderá ser aplicada em qualquer lugar, estamos a ainda a estudar a viabilidade de avançarmos em alguns locais de baixa densidade.

“Formação financiada nas aldeias” é um projeto desenvolvido em colaboração e parceria com o Centro de Formação e Inovação Tecnológica – Inovinter no concelho de Vila Nova de Cerveira. Pretendemos deslocalizar as formações financiadas dos centros urbanos para territórios rurais, melhorando as qualificações profissionais dos seus habitantes, que na sua maioria têm baixa escolariedade.

Entretanto, aceitamos voluntários de todas as áreas, para nos ajudarem a crescer nestes projetos, ou a criar novos projetos dentro da nossa área de intervenção. O retorno deste trabalho será a aprendizagem, a partilha o conhecimento aprofundado da verdadeira realidade do nosso país. Este é um momento de transição e desenvolvimento, e, para isso, contamos com o apoio de todos os que se identifiquem com a nossa visão!

Todos estão convidados a participar!

Como podem os clientes entrar em contacto convosco? 

É simples! Basta enviarem um email para geral@reabilitacaototal.pt ou enviarem uma mensagem para a nossa página de facebook https://www.facebook.com/reabtotal .

Deixa os contactos na eventualidade de alguém crer entrar em contacto convosco.

Deixo-vos o meu contato: Manuel Guedes /916184245 e o meu email pessoal: manueljpguedes@gmail.com.