Cidades como Paris, Nova Iorque, Milão, recebem centenas de eventos para difusão dos seus artistas, lojas e marcas. Num movimento concertado de toda a industria para promoção própria. Porque não tentar replicar esse movimento na Invicta, à semelhança do que já se faz em muitas outras capitais Europeias? Para podermos nós também mostrar as fortes capacidades que temos neste campo. Não esquecendo, que ainda mais do que Lisboa, somos a porta de saída de uma das mais importantes industrias de têxtil e calçado do Mundo.

Um evento de moda que contasse com a participação de diversas marcas da Industria, quer locais, quer internacionais, realizado nas lojas da cidade- onde as pessoas pudessem interagir e comprar- tornando-se uma  ferramenta para a dinamização do comércio local, assim como uma importante contribuição para a animação das ruas. Assim, aliando descontos nas marcas participantes, a outras atividades de índole cultural, como as artes performativas, o evento poderia ser tornado numa importante atração turística, e numa celebração da nossa Moda e Indústria.

O evento seria, a título de comparação, semelhante aos Fashion Night Out realizados um pouco por todo o mundo, e mais recentemente em Lisboa.

Contando como pontos fulcrais as variadas localizações das lojas/marcas aderentes. Isto é, por exemplo: a rua de Santa Catarina (onde temos lojas, por ex, como: Zara, Ana Sousa, Eureka, etc.; a zona das Galerias de Paris/Praça de Lisboa (por ex. Hugo Boss, Marc Jacobs, Max Mara, Armazéns Marques Soares, etc.) e o Costa Café e, ainda perto desta, os Clérigos com a  Marc Jacobs e os armazéns Marques Soares; por fim, a Avenida da Boavista, localização da Fashion Clinic, L’Occitane e Carolina Herrera.

Desta forma, em oposição às edições anteriores do FNO, a existência de um roteiro expandido por vários locais permitiria uma maior divulgação da cidade e uma intervenção mais participativa dos portuenses. Por outro lado, permitiria aos turistas conhecer outros locais do Porto, enquanto assistem a espetáculos, participam em concursos/ giveaways e interagem com celebridades e profissionais ligados a esta área, trazendo movimento para estas zonas que à noite possuem uma movimentação reduzida.

Em suma, a sua concretização iria desempenhar um relevante papel na promoção do turismo e ajudar a impulsionar as vendas, o empreendedorismo da região, os serviços de hotelaria, nomeadamente os estabelecimentos noturnos, adjacente a uma oportunidade de convívio entre participantes.

O que é o Fashion Night Out?

O Fashion’s Night Out é um evento realizado à escala mundial, nomeadamente em Portugal com o Fashion Night Out Lisbon. Este conta com o apoio e patrocínio da Vogue e da CFDA, tendo como principal objetivo “incentivar os consumidores a fazer compras e apoiar a indústria da moda num clima económico menos favorável”.

O que já existe em Portugal?

Intrínseco ao Portugal Fashion, realiza-se a Semana da Moda no Porto, porém esta destina-se a um público mais restrito e tem como finalidade principal a divulgação das coleções por parte dos estilistas através de desfiles e showrooms.

O que existe no estrangeiro?

Edições do FNO em Itália, EUA e França lideram com uma enorme adesão e sucesso de vendas.