O Ideias à Moda do Porto vai a partir de hoje ter uma nova rubrica semanal sobre empreendedorismo social, por isso se tiveres um porjeto inovador nesta área envia nos um email para henriquevasconcelos@ideiasamodadoporto.com

Entrevista ao projecto Tranformers.

Como nasceu esta ideia?
A história do Projecto Transformers começa em 2008 quando o João Brites, jovem nadador, desiste de uma carreira na natação para seguir um sonho de infância de aprender a dançar breakdance. É então que se junta a uma crew de break chamada In Motion, onde aprende a dançar na rua com amigos. Nesse grupo havia o costume de usar o break como ferramenta de inclusão social de jovens pelo bairro.
Foi com base nesse atividade social e com uma mão cheia de sorte que o João é convidado a fazer parte de um grupo de 6 jovens que representou a juventude no encontro anual de 2010 do Fórum Económico Mundial de Davos, através do Programa Global Changemakers. E é regressado dessa viagem que se junta com os seus melhores amigos e começam a aventura de transformar o mundo.
O Projecto Transformers, como o conhecemos hoje, é um movimento de voluntariado que está a mobilizar mentores de todos os desportos, formas de arte e atividades para orientar jovens de diversos contextos a encontrar naquilo que mais gostam de fazer uma forma de exprimirem e de intervirem positivamente na sua comunidade. A missão é “transformar jovens em transformers”. E um transformer é alguém que faz a diferença através do que mais gosta de fazer. O projecto tem atividades em Lisboa, no Porto e em Coimbra e foi lançado em Agosto de 2010 pela Associação Juvenil Transformers.
Atualmente, estamos no quinto ano de operações e somos movidos pela energia de uma geração que acredita que cada um tem um superpoder!

Quais as áreas de actuação e o problema social que resolvem?
Trabalhamos com crianças e jovens de diversas instituições. Desde escolas, a hospitais, a centros de ensino especial, a bairros sociais, a centros educativos ou lares de infância e juventude. Somos um projecto para todos, que trabalha no sentido de incluir e agregar os públicos mais diversos.
O Projecto Transformers nasceu para dar resposta à inatividade cívica, social e política dos jovens. Acreditamos que os jovens não se envolvem não por não quererem, mas antes porque ainda não encontraram a sua forma de fazerem a diferença. É a envolvência em atividades cívicas que promove a voz ativa dos jovens, que os torna cidadãos responsáveis e conscientes. É para isso que trabalhamos, a nossa missão no Projecto Transformers é aproveitar o que os jovens têm de melhor, o que mais gostam de fazer, de forma a participarem ativamente na sociedade. Se lhes for valorizada a competência e o esforço, tudo terá mais significado e impacto.

Próximos passos?
Para assegurar a sustentabilidade do Projecto no longo prazo, estamos a desenvolver vários mecanismos de geração de receitas. Um deles é relativo à criação de um negócio social, cujos lucros vão reverter para o financiamento das atividades a nível nacional. Este negócio social vai permitir a contratação de transformers para serviços variados, ao mesmo tempo que irá contribuir para o aumento da empregabilidade juvenil e inclusão social de jovens com menos oportunidades, mas com imensos talentos. Este é ainda um projeto piloto.
Enquanto a plataforma ainda não está operacional, estamos a tentar assegurar o financiamento da 5G ainda com patrocínios e financiamento público.
Nesta 5G decidimos também pôr os pés ao caminho e dinamizar alguns eventos de geração de receitas. No dia 31 de janeiro realizamos a I T-Ainada no Porto, um evento recheado de boas energias que consistiu num almoço e em três workshops durante a tarde, abertos a todos. A ideia é continuarmos com esta força e realizarmos mais eventos por todo o país, de forma a divulgarmos o nosso trabalho e fazermos algumas receitas.
Estamos também a planear uma próxima expansão. Depois de Lisboa, Porto e Coimbra, queremos chegar a ainda mais pessoas e, por isso, na 6G teremos mais novidades.

Como podem os clientes entrar em contacto convosco?
Não temos propriamente a designação de “clientes”. Selecionamos instituições que trabalham com crianças e jovens, numa fase inicial. Essas mesmas instituições distinguem-se pelo carácter dinâmico do trabalho que realizam, pela aposta no futuro dos jovens, por terem instalações que nos permitam dinamizar atividades durante uma geração. Depois dessa seleção entramos em contacto direto com os t-kids que, através de um inquérito, escolhem aquilo que querem aprender. Acreditamos que só dessa forma estarão motivados para trabalharem connosco.
Durante nove meses os nossos super mentores levam às instituições aulas do superpoder escolhido. Mais do que o ensino de uma atividade, preocupamo-nos em transmitir valores fundamentais para a vida. Por isso cada atividade deve desenvolver um payback, que tem como objetivo os t-kids devolverem à comunidade aquilo que aprenderam.

Para saberem mais basta estarem atentos à
– nossa página do facebook: https://www.facebook.com/projectotransformers (mais importante!)
– website: http://www.projectotransformers.org/site/
– email: info@projectotransformers.org