A vertente desportiva é parte essencial na vida de cada um de nós. Daí deriva a necessidade de todas as pessoas terem que praticar desporto regularmente, para uma melhor qualidade de vida. O que esta ideia pretende é, não inovar ( porque já existem aparelhos de desporto em locais públicos, inclusive no Porto), mas alargar esta boa prática a todas as freguesias da cidade. Actualmente, nem todas as pessoas podem dar-se ao luxo de pagar ginásios/academias, pelo que também é do interesse público que estes aparelhos estejam disponíveis de forma gratuita, quer seja em grandes parques ou jardins, como também em espaços verdes mais pequenos, para que toda a população residente na Invicta possa usufruir destes equipamentos. O que se procura é dar aos Portuenses a possibilidade de se manterem em forma sem que isso acarrete uma despesa extra.

A sociedade moderna está, inequivocamente, virada para um conceito de valor “ Pessoa” demasiadamente pautado pela imagem que ela transmite. A “ fatia” da imagem exterior da pessoa passou a valer muito mais do que em tempos passados. A beleza física, portanto, passou a fazer parte do ideal humano, hoje em dia ser-se “ bonito” e ter uma “ boa figura” são muito importantes, quer em termos de auto-estima, quer em termos de possibilidades de sucesso perante o Mundo.

Foi com base nesta ideia contemporânea que surgiu, em vários pontos do planeta, uma implementação de aparelhos dirigidos à prática de exercício físico. De facto, as pessoas não querendo descurar o seu aspecto físico, procuram manter-se “em forma”, para isso recorrendo nomeadamente a ginásios/academias e a desportos de exterior.

A nível de equipamentos, muitas foram as cidades que optaram por fornecer aos seus cidadãos a possibilidade de praticar desporto ao ar livre, com equipamentos capazes de proporcionar uma melhoria significativa no rendimento físico de cada um.

Exemplo de maquinas de exterior

Exemplo de maquinas de exterior

Pelo Grande Porto, por exemplo: em Leça existe, perto do Farol da Boa Nova, um “ mini-parque” com barras fixas elevadas do solo, argolas para se colocar o corpo em suspensão e mecanismos simples de torção, cuja força exercida em sentido contrário ao esforço do “ atleta” provoca uma tensão que ajuda ao treino de hipertrofia.

É com base nestes novos conceitos da nossa sociedade, e nos exemplos que já chegam, inclusivamente, de algumas freguesias da nossa estimada Invicta, que surge assim a ideia de implementação de máquinas e objectos feitos para a prática do desporto, espaço que deve ser rodeado de espaços verdes e/ou caminhos pedestres e longe da poluição do trânsito automóvel, para que as pessoas se sintam ainda mais motivadas para praticarem desporto ao ar livre, para tentarem a cada dia que passa bater os seus próprios recordes, para que a vontade em “ arranjar espaço na agenda” para se dedicarem exclusivamente ao seu bem-estar físico ( e psicológico também), levando a que cada vez mais Portuenses tenham uma “ mente sã em corpo são”.

Exemplos nacionais de implementação destes aparelhos:

Ginásio ao ar livre no Jamor ( Lisboa):

Ginásio Urbano do Jamor

Pelo Grande Porto, por exemplo: em Leça existe, perto do Farol da Boa Nova, um “ mini-parque” com barras fixas elevadas do solo, argolas para se colocar o corpo em suspensão e mecanismos simples de torção, cuja força exercida em sentido contrário ao esforço do “ atleta” provoca uma tensão que ajuda ao treino de hipertrofia.

Exemplos de locais no Porto aonde se poderia, eventualmente, implementar estes aparelhos:

  •  Praça Doutor Francisco Sá Carneiro;
  • Jardim da Corujeira ( Praça da Corujeira);
  • Jardim das Virtudes (Miragaia, Centro Histórico);
  • Parque de São Roque
  • Jardim da Arca d´Água ( Praça 9 de Abril).

Quanto ao equipamento para a prática de desporto em si, este deve ser fisicamente incorporado em estruturas fixas, de forma a evitar eventuais danos provocados por vandalismo, e para prevenir eventuais riscos de lesões derivadas de uma repentina falha nas máquinas utilizadas. Deve, de igual modo, ser bastante diversificado, para que pessoas de diferentes idades e com diferentes objectivos de treino possam usufruir ao máximo deles.

Exemplos de maquinas de exercício

Como não há nada como a competição e definição de objectivos para que as pessoas se interessem mais por qualquer actividade, deverão ser criados eventos a ocorrer semanalmente ou mensalmente, nomeadamente aulas e competições das mais variadas vertentes desportivas (tais como aulas de aeróbica, CrossFit, musculação…).

De igual modo, estes novos espaços desportivos devem ser publicitados junto da população residente na freguesia e aos visitantes ocasionais desses Jardins / Parques, através de estratégias publicitárias inovadoras e bastante apelativas.

Um objectivo mais “ secundário” desta iniciativa é o da atracção de novos “ fãs” para os espaços verdes da Cidade, o que deverá levar a uma maior preocupação das pessoas para com estes espaços e a criação de grupos de convívio bastante interessantes dentro da Comunidade em que o espaço se insere.

Exemplos de maquinas