O Porto é uma cidade que não pára. Seja pela azáfama dos seus cidadãos ou pelo crescente número de visitantes, a nossa cidade está sempre em movimento. A “ideia à moda do Porto” apresentada, consiste na implementação nas placas de direções, de informação relativa ao tempo aproximado do percurso a pé e de bicicleta até ao local indicado.

Nos últimos anos na cidade do Porto, foi notório o desenvolvimento das infraestruturas necessárias para facilitar o dia-a-dia a peões e ciclistas. A construção de uma rede de linhas de metropolitano, o aumento em diversas zonas de áreas e ruas reservadas a peões e ciclistas bem como a implementação de uma vasta rede de ciclovias são alguns exemplos da aposta realizada em meios de deslocação alternativos. Também o forte aumento do turismo na cidade do Porto potenciou a necessidade de promover este tipo de infraestruturas. Segundo dados do Turismo de Portugal, o Porto tem registado crescimentos relativos do número de visitantes altos liderando o crescimento do turismo em Portugal em diversas épocas nos últimos anos. Estes dados ajudam-nos a compreender que é essencial para o desenvolvimento da nossa cidade uma contínua aposta e investimento no bem-estar dos nossos visitantes promovendo uma boa estadia, boa imagem da cidade e consequentemente boa fama do Porto.

Considerando que a deslocação a pé ou de bicicleta, seja por motivos de turismo, passeio ou de trabalho, é hoje uma componente muito importante da movimentação de pessoas na cidade do Porto, vimos propor uma ideia nova para a nossa cidade. O conceito idealizado é tão simples como colocar uma pequena informação adicional em algumas placas de direções já existentes nas ruas do Porto. Esta informação é composta simplesmente por uma estimativa de tempo de deslocação a pé e de bicicleta em minutos, de modo ao utilizador saber aproximadamente a duração da caminhada ou “pedalada” que tem pela frente até chegar ao seu destino.

O conceito apresentado tem como público-alvo qualquer pessoa que se desloque na cidade a pé ou de bicicleta, seja este um cidadão a caminho do trabalho, uma família em passeio na cidade ou um turista à descoberta daquilo que o Porto tem para lhe oferecer.

A implementação desta informação nas placas de direções já existentes poderia ser realizada através da colocação de um autocolante em PVC (policloreto de vinilo, ou simplesmente Vinil). Este material polimérico apresenta elevada resistência a condições atmosféricas adversas podendo durar mais de 7 anos sem danos que impeçam a sua utilização. No caso da colocação de novas placas de direções, as informações previstas pelo conceito apresentado poderiam ser colocadas no momento da sua produção, assim como são colocadas as letras e outros símbolos que estes sinais contenham, aumentando assim a durabilidade e qualidade das indicações. No primeiro caso, os custos associados são relativamente baixos uma vez que apenas seria necessário proceder à compra dos autocolantes. No segundo caso, os custos das placas não seriam alterados significativamente pela presença de mais alguns caracteres de informação.

De modo a melhor explicar o conceito ao leitor passemos a um caso prático ilustrativo. Imagine que é um turista que acabou de sair do seu hotel na Praça Francisco Sá Carneiro (Antas). Nessa manhã o seu objetivo é ir de bicicleta até ao centro histórico sendo que o ideal nesse caso seria seguir as placas com indicações para a Baixa da cidade. No local junto ao seu hotel existe precisamente uma placa com a indicação pretendida – Baixa – mas como não conhece a cidade não faz a menor ideia se esse percurso vai demorar 15 min ou meia hora. Não seria bastante agradável se essa placa não dissesse apenas “Baixa” mas também o tempo aproximado de bicicleta até esse destino? Utilizando uma velocidade de viagem de bicicleta média de 17 km/h e considerando uma distância aproximada de 3 km, conclui-se que a indicação na placa deveria ser de 11 min. Para a indicação da duração do percurso no caso da deslocação a pé, utilizando uma velocidade média de 4,5 km/h, a indicação na placa deveria ser de 40 min.

Este conceito simples e de baixo custo de implementação procura dar um pequeno toque de comodidade para todos aqueles que percorrerem a nossa cidade a pé ou de bicicleta, promovendo assim uma cidade mais amiga dos seus cidadãos e visitantes, bem como uma cidade inovadora e promotora dos meios de deslocação alternativos ao veículo motorizado.