Com a crescente urbanização, as cidades estão cada vez mais cinzentas e por vezes desprovidas de identidade. Sendo o Porto uma cidade repleta de praças e espaços abertos e aproveitando o facto de a cidade ter uma panóplia muito diversificada de museus e fundações culturais, sugere-se então, a instalação de painéis com uma impressão fotográfica de obras (pintura, escultura, etc.) que se encontrem expostas em museus da cidade e acompanhadas de um pequeno texto informativo sobre a origem e conteúdo da obra e onde se encontra exposta para que o observador possa ver o original e a restante colecção.

Com a crescente urbanização, as cidades estão cada vez mais cinzentas e por vezes desprovidas de identidade. Por entre arruamentos e linhas de edifícios criam-se praças e espaços verdes, uns funcionam como pontos convergentes e outros para dar a ideia de abertura e permitir desta forma que a cidade “respire”. Nomeadamente, as praças, costumam estar acompanhadas de elementos decorativos de interesse artístico (bustos, estátuas, fontes, etc.), no entanto, para aqueles que as frequentam diariamente ou com regularidades, estes elementos passam a ser indiferentes do resto da paisagem e deixam de captar atenção.

Especialmente durante os meses mais quentes, primavera e principalmente verão, quando estamos mais predispostos a observar os nossos arredores e caminhamos mais vagarosamente e a título de lazer, identifica-se uma falta de oferta de elementos para observação nas praças da cidade.

Sendo o Porto uma cidade repleta de praças e espaços abertos, como por exemplo, as Praças da Batalha,  de Carlos Alberto, da Galiza, de D. João I, da República, o Terreiro da Sé, etc., existe a necessidade de dinamizar estes espaços da mesma forma que se fazem esforços para dinamizar os espaços verdes e os parques da cidade. A nossa sugestão passa pela divulgação de cultura, nomeadamente, do que existe pelos museus da cidade.

 

A Ideia

Aproveitando o facto de a cidade ter uma panóplia muito diversificada de museus, casas museu e fundações culturais, propõe-se o seguinte – utilizar as praças do Porto como locais para a realização de exposições ao ar livre.

Como é que isso seria possível?

Tendo em mente de que existem inúmeras formas de realizar exposições ao ar livre e que existem diversos elementos que podem ser expostos, esta proposta aqui apresentada, vem acompanhada de uma sugestão de exposição que poderia facilmente ser posta em prática.

Sugere-se então, a instalação de painéis com uma impressão fotográfica de obras (pintura, escultura, etc.) que se encontrem expostas em museus da cidade e acompanhadas de um pequeno texto informativo sobre a origem e conteúdo da obra e onde se encontra exposta para que o observador possa ver o original e a restante colecção.

Desta forma seria instalado um painel em cada praça, possivelmente de alumínio para que não seja destruído ou danificado pelos elementos, e poderia ser feito um planeamento geográfico para que cada painel não se encontrasse muito longe do local a que se refere. Estaríamos a tornar a cidade numa enorme galeria de arte sem prejudicar os que se dedicam a este serviço, uma vez que apenas um item de cada museu seria revelado, e sem expor obras de arte aos elementos e ao vandalismo.

Exposição ao ar livre intitulada “A Terra vista do céu” no Rio de Janeiro

Exposição ao ar livre intitulada “A Terra vista do céu” no Rio de Janeiro

Muitas vezes os museus e outros locais de divulgação cultural são esquecidos como forma de entretenimento e uma acção deste género poderia relembrar os residentes e os estudantes que frequentam a cidade todos os dias daquilo que a esta tem para oferecer. Em adição, a nível do turismo, seria também uma boa campanha publicitária para dar a conhecer aos que visitam a cidade a oferta museológica e  incentivar à sua visita.

Ao nível de execução do projecto seria aconselhável uma união entre as várias entidades de divulgação cultural da cidade e a Câmara Municipal do Porto, para que se pudesse não só decidir os elementos mais apelativos a expor nos painéis mas também dividir os custos que esta requere.

 

Exemplos

Seguem-se alguns exemplos de exposições ao ar livre no formato aqui apresentado. Note-se que a maioria das exposições são de cariz fotográfico e que a maioria dos exemplos são internacionais, à excepção de um.

 

Em suma…

Nos dias de hoje, o multiculturalismo e a expressão artística são cada vez mais pontos de valorização no desenvolvimento das sociedades. É então, de extrema importância, promover a divulgação cultural com conteúdos de qualidade.

A implementação de painéis com exemplos do conteúdo dos museus portuenses viria desta forma, não só demonstrar a oferta cultural da cidade, como também promover um aumento de visitas aos museus e fundações culturais, levando também a cultura a quem normalmente não lhe tem acesso e insere novos elementos de observação e entretenimento nas praças, especialmente as mais deserta. Elementos estes, que podem ser retirados facilmente durante os meses frios, onde convém uma vista desimpedida para a passagem de peões apressados em escapar aos elementos, e podem ser substituídos os temas em exposição, criando desta forma uma renovação dos elementos expostos e incentivando a visita regular a estes locais.