É de louvar a dedicação da Câmara Municipal do Porto na criação de uma marca identificativa da cidade invicta, a “PORTO.”, marca essa que foi já premiada em dois dos maiores eventos de design e branding a nível mundial:  recebeu um lápis da D&AD Awards e nos ED Awards foi atribuido ao “Porto.” a distinção mais elevada (ouro) de “Best Brand implementation” em 2014 assim como a distinção de melhor trabalho de 2014, entre todas as categorias. Contudo, para que uma marca conquiste um verdadeiro destaque no mercado precisa de ser divulgada internacionalmente e de marcar todos aqueles que de alguma forma se deparam com ela. Aqui reside o verdadeiro problema: a marca está criada mas não existe ainda interação suficiente da população local e visitante com a marca, interação essa que é indispensável na projeção da mesma para um patamar superior, em que esta se transforme numa verdadeira “experiência”.

Enaltecemos o esforço já desenvolvido em ações como a abertura de uma loja de produtos Porto e a colocação de um logótipo “Porto.” gigante no parque da cidade. Mas, como Portuenses orgulhosos e dedicados à causa Invicta, pretendemos chegar mais longe, complementando estas iniciativas e aumentando a sua visibilidade.

No atual paradigma, um grande número de turistas complementa a sua estadia numa dada cidade com um sem número de fotografias para recordar, para preservar e para partilhar no seu grupo de amigos ou nas redes sociais. Na verdade isto leva a que, diariamente, milhares de fotografias da cidade do Porto se espalhem pelos 4 cantos do mundo. Resta a dúvida: “Serão facilmente identificáveis como sendo tiradas no Porto?”; todos sabemos que a melhor publicidade é a que nos é dirigida pelos nossos pares, e certamente nada será mais eficaz do que associar o nome Porto. a momentos e imagens inesquecíveis

A nossa proposta visa a colocação de um logotipo 3D, de grandes dimensões, estrategicamente posicionado, alusivo à marca: “Porto.”, tornando quase obrigatório o aparecimento do nome da cidade nas fotografias divulgadas por esse mundo fora, quer em grande destaque, quer apenas como imagem de fundo. Este logotipo, fruto da dimensão das letras, do seu arrojado, mas típico, design e do seu enquadramento no espaço envolvente impor-se-ia como uma irresistível recordação da cidade, um forte memorando de uma inesquecível experiência, criando mais uma poderosa estratégia de marketing sob a forma de “shot opportunity”.

 

 

O “city branding” é uma tendência atual de extrema importância para qualquer cidade que se pretenda afirmar como um dos principais destinos turísticos. Aliás, a nossa ideia não é pioneira a nível mundial pois foi já bem explorada, entre outras, por “Hollywood”, o icónico exemplo daquela que é provavelmente a colina mais fotografada e divulgada.

sinal_Hollywood

O famoso placard de Hollywood

 

Então o que poderíamos nós fazer de diferente para tornar isto único?”. A nossa proposta passa pela criação de algo único e inovador, algo grande o suficiente para ser legível a centenas de metros e, ainda assim, com pormenor digno de grandes planos fotográficos:

– As letras, revestidas pelos tão tradicionais azulejos pintados à mão, sob os tons de azul que tão bem caracterizam diversas fachadas da nossa cidade

– Em cada letra seria retratado um acontecimento marcante da histórica cidade invicta, com um painel informativo na base. Afinal são os pequenos pormenores que permitem os grandes acontecimentos.

 

A localização geográfica de um destes logotipos seria um outro desafio, permitindo preservar a arquitetura multissecular da cidade, e enquadrando um monumento inovador e, ao mesmo tempo, com importante valor histórico. Vários são os locais plausíveis sendo, para nós, a Avenida dos Aliados a escolha ideal para implementar a primeira etapa da ideia, dando nova vida aquela que é a mais importante avenida da cidade.

 

O imponente logotipo, colocado num amplo espaço como a Avenida dos Aliados, com o inconfundível edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto como fundo, colmataria a sensação de vazio que alguns Portuenses sentiram com a reestruturação da grandiosa avenida e traria uma nova vida a todas as atividades culturais e de lazer que esta avenida alberga durante o ano.

 

Posteriormente o projeto poderia ser expandido para zonas como a Avenida Dom Afonso Henriques (complementando a vista para a Sé do Porto), o cais da Estiva na Ribeira (enaltecendo o místico Rio Douro e a tão famosa ponte D. Luís I), ou mesmo o jardim da Cordoaria (engrandecendo a magistral Torre dos Clérigos). Aqui poderia ser equacionada a criação de uma unidade amovível cuja localização fosse sendo alterada consoante os pontos de interesse local e turístico de uma dada altura do ano.

Os custos inerentes à instalação de uma estrutura desta magnitude poderiam ser minimizados através de importantes parcerias, como por exemplo, utilizar os diferentes ateliers de pintura de azulejos e pequenos artistas em ascensão que pretendam dar a conhecer a sua obra publicamente, para decorar as letras. Financiamento a troco de publicidade poderia também ser uma solução para angariar os fundos em falta para finalizar a estrutura, iluminar devidamente e proteger de possíveis atos de vandalismo.

Foto de Hugo Lima. www.hugolima.com

Foto de Hugo Lima. www.hugolima.com

 

Exemplos internacionais:

Como já referido foram já várias as cidades que levaram a cabo iniciativas semelhantes, das quais salientamos duas:

sinalIAmsterdam

Nas traseiras do Rijksmuseum, em Amesterdão.

Em setembro de 2004 nasce o lema e marca “I amsterdam” com o objetivo de marcar uma posição enquanto destino de referência na Europa e marcar a mudança da perspetiva das pessoas relativamente à imagem da cidade. A antiga cidade dos canais, drogas e prostituição ganhou assim uma nova vida e passou a ser vista de outra forma através de um incrível rebranding; tornou-se uma cidade artística, dinâmica, divertida, empreendedora e muito atrativa. Conseguiu-se mudar o significado da cidade e para isso muito contribuíram as letras 3D gigantes colocadas em 3 pontos estratégicos da cidade: aeroporto, centro histórico e marina.

Os promotores estimam que são tiradas 8000 fotografias por dia às letras fazendo parte de uma experiência turística facilmente relembrada e divulgada.

sinalOnlyLyon

Em 2007 a cidade de Lyon cria a marca ONLYLYON, por forma a aumentar a sua competitividade face a Paris enquanto destino turístico. Com um orçamento de 600.000€ no 1º ano e 1,5 M€ nos seguintes, este movimento incluía também a colocação do logótipo da marca em tamanho grande, que a cada 3 meses mudaria de localização dentro da cidade. Os resultados foram motivadores com um aumento de visibilidade nos meios de comunicação social que ronda os 1750%, 48 milhões de seguidores envolvidos em todo o mundo e mais de 60% de impacto na imprensa internacional.

 

O “Porto.” devolverá a glória e imponência à cidade invicta, criando memórias e experiências inesquecíveis nos habitantes locais e no crescente número de turistas que anualmente têm a sorte de poder conhecer a cidade que deu nome a Portugal.