A ideia aqui apresentada tem o propósito de, através de uma “ via” bastante popular ( os bares nocturnos) , publicitarem-se eventos que já não são tão bem conhecidos pelos habitantes e visitantes do Porto. Através de várias formas de comunicação, o essencial será dar a conhecer,e a conhecer ao pormenor, todos os eventos culturais de menor relevo que, todas as semanas, são realizados pela Invicta e têm pouco público devido a serem desconhecidos pela maioria das pessoas.

Milhares são os habitantes e visitantes da cidade Invicta que frequentam os tão famosos bares noturnos da nossa cidade. Um tipo de lazer frenético na vida de todos aqueles que procuram um momento longe do trabalho, do estudo, das preocupações quotidianas. Felizmente, uma cidade como o Porto conta com um rico cartaz cultural; contudo, fruto da escassa divulgação dos eventos, a assistência é parca. Desta forma, a ideia que aqui apresentamos visa a divulgação de outros eventos culturais e de lazer nos tão conceituados bares e discotecas do centro da cidade.

 

O Que Existe ?

 Decorrem, quase semanalmente, diversos eventos de caráter cultural na cidade do Porto. Só no presente mês de Julho vão estar em exibição diversos espetáculos entre peças de teatro, de dança e de música ao vivo, que aproveitamos para divulgar disponibilizando a página da Porto Culturaa Agenda de Eventos do site oficial CMP e a Agenda da Área Metropolitana do Porto.

Desafiamos assim o estimado leitor a dar uma rápida vista de olhos nos espetáculos existentes e rapidamente vai perceber que muitos destes nunca foram divulgados e parecem, certamente, promissores. Na verdade, a maioria dos cidadãos da Invicta não tem qualquer conhecimento do cartaz cultural da cidade, perdendo assim uma grande oportunidade de usufruir gratuitamente da cultura. Frequentemente, a primeira experiência é acidental (porque se encontravam no lugar certo à hora exata para usufruírem do espetáculo) e estes acabam por se tornar participantes assíduos deste tipo de atividades.

 

O Problema

Será o desconhecimento público destes eventos resultado de uma total falta de interesse por parte de cidadãos e turistas? Podemos aqui argumentar que o cartaz se encontra disponível na página oficial do Porto Cultura, mas será que as pessoas conhecem devidamente a entidade e estão a par das iniciativas por esta desenvolvidas? Acreditamos que poucas são aquelas que realmente sabem da existência da mesma.

Facilmente nos lembramos que somos diariamente inundados com anúncios de grandes eventos desportivos, musicais, de teatro; frequentemente longe da área de residência e com custos certamente elevados. No entanto, eventos mais pequenos e de igual riqueza cultural, por falta de orçamento, vêem-se obrigados a abdicar da divulgação em massa e pagam por isso com uma pequena adesão aos mesmos.

A ideia que aqui apresentamos passa por uma divulgação mais tradicional da cultura na cidade do Porto através de canais alternativos

 

Solução Proposta

Como já descrito, vivemos atualmente um fenómeno social de utilização em peso da zona do centro da cidade Invicta como local de lazer noturno. Os milhares de habitantes e turistas que por aqui passam procuram momentos de distração, lazer e, por vezes cultura. Assim, se temos uma tão grande concentração de pessoas numa dada zona da cidade, porque não utilizar essa mesma zona para divulgação de alguns dos eventos culturais a decorrer na cidade?

Percorrendo as ruas do centro do Porto percebemos que existem utilizadores dos mais diversos extratos etários, desde adolescentes a graúdos, que vagueiam pelas ruas durante horas a fio, à procura da “movida” noturna da Invicta.

Assim, a equação aqui feita é bastante simples: se as pessoas já lá estão, e por lá ficam durante várias horas, porque não abrir a oportunidade de divulgar os pequenos eventos nessas ocasiões? Pode haver quem contraponha dizendo que a divulgação de eventos culturais a ser realizados em outras zonas da cidade poderá dissipar a clientela; contudo, basta analisar a agenda cultural para perceber que os horários de utilização não se sobrepõem pelo que ambos podem coexistir sem interferência mútua.

 

Formas possíveis de proceder

O importante é chegar à população e, como tal existem várias possibilidades a explorar

– colocação de bancadas amovíveis para esclarecimentos e possíveis inscrições.

– criação de uma rede de painéis electrónicos gerida pela C.M.P., que disponibilize de forma gratuita a apresentação dos eventos, mas que também tenha a possibilidade de colocar, de forma intercalada, publicidade paga para cobrir os custos do sistema.

– distribuição de pequenos panfletos informativos para afixação nos diferentes estabelecimentos.

– entrega de flyers aos transeuntes.

– publicitação em cartazes públicos nas ruas mais movimentadas.

 

O Efeito Pretendido

O objetivo último da ideia aqui apresentada é aumentar a oferta cultural aos residentes da cidade Invicta e aos turistas que a visitam, promovendo a sua permanência na cidade e/ ou a sua vontade de voltar.

Desta forma, pretendemos que a proximidade entre os organizadores dos eventos e os proprietários dos bares do centro da cidade resulte numa relação de simbiose – para os promotores de eventos, um público alvo muito maior e um novo mundo de oportunidades para explorar; e para os proprietários a certeza de fidelização dos visitantes que, se ficarem satisfeitos com a visita ao Porto, irão certamente aconselhar e voltar.