Há muitos e muitos anos que a cidade do Porto é marcada pelo comércio de rua, com lojas centenárias, cheias de contos e estórias, e lojas modernas, mais versáteis e repletas de tecnologia. Este comércio destaca-se pela diversidade de pessoas e mercadorias, constituindo uma fonte de informação histórica, um lugar de contactos, um espaço de recreio e lazer. Esta vasta oferta de produtos e serviços, ladeada por ruas e edifícios centenários tornam o comércio um ponto fulcral da economia da cidade. No entanto, as características que o tornam único, tornam-no também vulnerável às condições climatéricas. A ideia que aqui apresentamos visa reduzir o impacto do clima nas mais movimentadas ruas da Invicta.

O sol intenso durante o Verão condiciona a movimentação nas ruas, e diminui a atratividade do comércio, causando incómodo às pessoas que pretendem usufruir dos serviços. Assim a nossa ideia consiste na implementação de coberturas retrácteis que permitem proteger das condições climatéricas adversas permitindo uma melhor experiência ao consumidor.

O que propomos é a colocação de toldos leves, transparentes, e que transmitam uma mensagem cultural e arquitectónica, na Rua de Cedofeita e Santa Catarina. A iniciativa vem no sentido de introduzir uma maior competitividade a espaços em relação aos vários centros comerciais que existem na cidade, com sombra e climatização.

Não somos utópicos, a colocação de toldos em sensivelmente um terço do ano não resolve os problemas do comércio da baixa, mas é mais uma medida no sentido de promover a sua utilização por parte de todos os consumidores. Deve fazer parte de um conjunto alargado de medidas para a promoção destes espaços. Como por exemplo as medidas que têm sido colocadas em prática recentemente na Rua das Flores.

Da mesma forma que centros comerciais organizam iniciativas e atividades: o Parque Nascente, noites de música; o Mar Shopping, iniciativas de show cooking; o Norteshopping conta com a presença de um Pai Natal no Natal, etc. As entidades públicas e a Associação de Comerciantes têm de observar estes exemplos e perceber o que também pode e deve ser feito no comércio tradicional, elevando-o ao nível dos centros comerciais.

 

Exemplos Nacionais e Internacionais

Madrid foi das primeiras cidades a colocar este tipo de estruturas. Estando no centro da Península Ibérica tem um clima propício a temperaturas muito altas no Verão, e uma exposição aos raios solares que chega a ser perigosa nas horas de maior intensidade.

Assim nas ruas de excelência do comércio pedonal, coloram pequenas velas triangulares, transparentes, que ajudam a diminuir a temperatura e providenciam sombra aos transeuntes, nas Calle de Preciados, Calle del Carmen e Calle del Arenal.

Em Portugal também já se instalaram estas estruturas em Beja em 2013, num plano integrado para garantir a atratividade da zona comercial tradicional durante os meses do Verão.

O Projecto de Beja: Portas de Mértola

O Projecto de Beja: Portas de Mértola