O objectivo deste cartão é o de recompensar os atos altruístas e de grande valor cívico por parte dos cidadãos do Porto, beneficiando quem presta um serviço de solidariedade.

Prestamos aqui uma pequena homenagem a D. Pedro IV – o Libertador – que legou, na hora da morte, o seu coração ao Porto. Deixou o trono brasileiro, voluntariando-se a resgatar o país que amava.

Cartão de identificação individual, com referência aos dados pessoais do portador, nomeadamente nome e junta de freguesia do Porto em que reside. Este deverá conter prazo de validade e haver a possibilidade de ser renovável pela entidade competente, com a contrapartida do voluntário continuar a prestar serviços de auxílio social junto das associações e das comunidades identificadas pelos serviços camarários. A Câmara e demais organismos públicos recompensariam estas atitudes civicamente aplaudíveis com, por exemplo, exoneração no pagamento de taxas moderadoras quando estes voluntário recorrerem aos organismos públicos na cidade, durante o tempo em que prestam esse serviço não remunerado ( sendo que esta exoneração de taxas moderadoras já não é uma ideia por si nova, antes o alargar de uma “ benece” concedida, p. e., a dadores de sangue, e que infelizmente foi “ esquecida” no decurso do tempo).

VolunteerIDcard

VolunteerIDcard – Programa que dá descontos em viagens, hotéis, telecomunicações, etc.

A Câmara Municipal do Porto agiria, assim, no sentido da valorização destes actos sociais de relevo, fornecendo especiais descontos em taxas municipais e na utilização de equipamentos camarários mediante a apresentação deste cartão.

Desta forma estaria igualmente a envidar esforços de uma forma pouco onerosa, visto que em troca de descontos em pequenas receitas conseguiria provavelmente mover muitas pessoas que, se já de forma natural e espontânea se prestam a ajudar, ainda mais pessoas conseguiriam “ aliciar” a juntarem-se à equipa de voluntariado.

O que se faz lá fora

Já existe, por exemplo, nos Estados Unidos da América, campanhas parecidas com esta iniciativa. Citando a descrição do site do Programa de Voluntários em Sacramento:” Os voluntários fornecem uma ampla fonte de experiência, talento e mão de obra para os programas da cidade. Os voluntários ganham novas habilidades, conhecem novas pessoas, dão uso dos seus talentos, desenvolvem um maior conhecimento e compreensão da governação da cidade, ajudam a resolver os problemas da comunidade, ganham referências de trabalho seguras, exploram possibilidades de carreira e ganham a satisfação pessoal de fazer a diferença na sua comunidade“.

Assim: é fácil de constatarmos que se as pessoas forem devidamente atraídas para um projecto de solidariedade (algo que já por si só é relativamente fácil de se fazer quando falamos do povo Português e, principalmente, das pessoas do Norte), tanto voluntários, como as pessoas em dificuldades que receberão ajuda, como ainda a autarquia da Invicta, saírão todos deste projecto beneficiados.

 Bibliografia:

http://www.cityofsacramento.org/volunteers/ — Cidade de Sacramento

http://www.slcgov.com/volunteer — Cidade de Salt Lake