É importante melhorarmos cada vez mais a experiência turística de quem nos visita (quer sejam portugueses ou de outras nacionalidades), promovendo a facilidade de movimentação e informação daqueles que ainda não conhecem uma das mais belas cidades do mundo.

Neste sentido, urge colocar em locais estratégicos da cidade: à saída das estações do metro, nos locais de interesse cultural, nas zonas comerciais, nas zonas hoteleiras, etc. painéis informativos que representem em mapa quer a cidade, quer a zona em que o painel está inserido. Referindo e analisando em detalhe os pontos de interesse turístico, económico e social a visitar na vizinhança da sua colocação.

Estes mupies já são utilizados por todo o mundo, são um investimento reduzido e necessitam de manutenção mínima.

No entanto também pode ser um projecto implementado com a participação dos privados: através de uma parceria com empresas de publicidade em mobiliário urbano, em que num dos lados do objecto introduzem a sua publicidade temporária, e na oposta fica de forma permanente a informação geográfica e turística útil para a área em questão, não representando assim um custo directo para a Câmara do Porto.

Locais tão frequentados com a Avenida dos Aliados, Rua de Santa Catarina, Praça Carlos Alberto, Rotunda da Boavista, Edifício Transparente, Campo 24 de Agosto, Praça Francisco Sá Carneiro (Velasquez), etc., necessitam deste tipo de soluções.

O que já existe?

De momento na cidade não se conhece uma rede estruturada deste tipo de mobiliário urbano. Da nossa parte, após uma pesquisa dos sítios de maior relevância turística apenas conseguimos encontrar um item deste género no Posto de Turismo da Ribeira.

Mapa com informação de relevância turística na zona da Ribeira

Mapa com informação de relevância turística na zona da Ribeira

 

Ao mesmo tempo, a fraca extensão da informação disponibilizada nas estações de autocarro e metro, é uma oportunidade que não se tem vindo a aproveitar. As estruturas já existem, basta criar novos conteúdos que informem os pedestres.

Mapa e informação horária de uma paragem STCP, o mapa e o espaço disponível podiam ser utilizados de forma mais produtiva. Direitos de Imagem: STCP

Mapa e informação horária de uma paragem STCP, o mapa e o espaço disponível podiam ser utilizados de forma mais produtiva.
Direitos de Imagem: STCP

 

No entanto, é de louvar a introdução deste outro tipo de informação cultural, nas proximidades dos museus da cidade, e que já é em número interessante, com indicações da história e horário de abertura do edifício.

Informações úteis sobre o funcionamento e história da Casa do Infante, na Ribeira

Informações úteis sobre o funcionamento e história da Casa do Infante, na Ribeira

 

Exemplos Lá Fora