O Porto compete todos os dias com dezenas de outras cidades pela atenção de quem quer decidir as suas férias. A promoção turística internacional tem de ser uma aposta constante para marcar e reforçar a imagem do Porto na consciência de milhões de pessoas além fronteiras, e para manter o nível alcançado nos últimos anos pela constante presença em listas das melhores cidades para visitar. Promoção essa que deve ser pensada capitalizando os nossos profissionais multimédia e as escolas de excelência que temos.

Hoje é cada vez mais fácil viajar. O crescimento da classe média mundial e a diminuição dos custos associados trouxeram o turismo às massas, e permitiram a sua quase banalização. Escapadinhas de fim-de-semana, há poucos anos, eram um luxo apenas para alguns, enquanto agora, com algum planeamento atempado, ficaram ao alcance da maioria.

Neste contexto, é importante uma intervenção activa da Câmara e Turismo do Porto na criação de conteúdos que publicitem o Porto em todas as suas diversas facetas. Tendo especial cuidado com a promoção nas redes sociais e Web 2.0.

No entanto, os custos desta promoção podem criar uma sinergia e dinâmicas muito interessantes com as escolas de multimédia. Assim propomos a criação de um concurso anual aberto a toda a comunidade estudantil para a criação de vídeos, experiências online interactivas e publicidade tradicional em formato papel.

Desta forma as verbas que seriam gastas, a um elevado custo, com profissionais do sector, serviriam para cimentar as competências destes jovens e dar-lhes oportunidades para a criação de experiência profissional e currículo.

Imaginamos que o sistema poderia funcionar através de um júri ao qual seria confiado um orçamento anual. Tendo em conta a estratégia de promoção para o ano em questão o júri dividiria o orçamento nos diversos segmentos, por ex: publicidade TV; vídeo online; plataforma web; impressão pequeno formato; impressão grandes formatos.

Os estudantes candidatar-se-iam com os produtos finais do trabalho, podiam até ser trabalhos de disciplinas de projecto, ou de conclusão de estudos. O júri selecionava os melhores, atribuía um prémio monetário, e comprometer-se-ia com a sua utilização na promoção da cidade. Um bom planeamento anual por parte do júri, e concursos com itens e exigências especificas, providenciaria ainda uma sinergia entre os diversos conteúdos.

O que já existe?

No Porto os vídeos são feitos com meios próprios da Câmara ou através de contratos com empresas externas.
Este é o canal oficial da Turismo do Porto no YouTube. Colectivamente, os vídeos  do canal têm à data cerca de 140 mil visualizações.

Alguns dos melhores exemplos do Marketing Turístico

Visit Finland – Este canal já tem 2,8 Milhões de visualizações combinadas

Visit Norway

I amsterdam