O Porto assume um claro lugar de destaque na região Norte do país, não apenas na vertente cultural mas também, e cada vez mais, na vertente lúdica. Na verdade, o centro do Porto é hoje uma atração noturna para turistas e locais, num ambiente singular. Como tal, é importante facilitar a mobilidade e, acima de tudo, retirar o tráfego automóvel destas zonas, permitindo um clima de maior segurança e conforto a todos. O Metro do Porto assume aqui um papel fulcral e a presente ideia levanta a possibilidade de prolongamento do horário de funcionamento permitindo a sua utilização como meio de transporte noturno.

Inaugurado a 7 de Dezembro de 2002, fruto de uma empreitada por muitos considerada impossível, o Metro do Porto foi juntando valências e aumentando a sua área de cobertura. Doze anos após a sua inauguração, conta com mais de 80 estações e mais de 65 km de extensão, que resultam em mais de 55 milhões de bilhetes anualmente. Estes dados impressionantes diminuíram significativamente o tráfego automóvel na cidade, aumentando a qualidade de vida para os residentes e para os visitantes. Contudo, o Metro do Porto interrompe diariamente os seus serviços no período compreendido entre a 01:00 e as 06:00.

Sabemos que existem dois grandes problemas com a noite do Porto – o excesso de tráfego automóvel, que dificulta o estacionamento e a mobilidade, e o consumo de álcool, que constitui um perigo eminente para todos os que necessitam de conduzir. Assim, muitas têm sido as ações desenvolvidas pelas entidades policiais no combate aos abusos cometidos diariamente. Na nossa perspetiva, o Metro do Porto pode ser parte da solução. Imaginem poder obter um título de transporte ao início da noite que permitisse a utilização livre do serviço do Metro das 23:00 até às 07:00, sabendo de antemão que poderia contar com transporte de regresso durante toda a madrugada.

Quinta, sexta e sábado são os dias com maior afluência à noite da Invicta. Milhares de pessoas inundam as ruas do centro, frequentando as dezenas de bares e discotecas. Infelizmente para a maioria, o metro do Porto não se apresenta como uma alternativa válida de transporte uma vez que o seu horário de funcionamento condiciona as viagens de regresso dos utilizadores, que se veem obrigados a abandonar antes da 01:00 ou a esperar pelas 06:00 se não tiverem outra alternativa. Desta forma, a nossa ideia visa o alargamento do horário de funcionamento do Metro, à semelhança do que se verifica já em alturas de festas populares ou nas noites da Queima das Fitas, permitindo assim uma utilização mais cómoda por parte de todos.

Muitos são os exemplos de funcionamento destes meios de transporte na Madrugada a nível Internacional. Em Paris, por exemplo, o Metro interrompe atividade das 00:30 até às 06:00; contudo, na noite de sexta e sábado, os serviços prolongam-se até às 02:15 da madrugada, permitindo uma utilização mais cómoda por parte dos noctívagos. Em Nova Iorque o exemplo é diferente; o Metro funciona 24h por dia, diariamente; contudo, várias são as estações encerradas no período da madrugada.

Custos Associados

Sabemos que existe um custo inerente ao alargamento do horário de funcionamento do Metro do Porto, quer na mobilidade dos veículos, quer na abertura das diferentes estações. Implica ter segurança em todas as estações subterrâneas abertas, implica ter maquinistas e os controladores de tráfego centrais a funcionar por turnos. Assim, propomos um espaçamento maior entre veículos, por exemplo com intervalos de 30 min entre a 01:00 e as 06:00; encerrando estações intercaladas e a área de cobertura poderia ser limitada.

O Serviço ao Aeroporto

Numa fase posterior, e caso a utilização noturna do Metro se tornasse o sucesso que prevemos, outras ações poderiam ser desenvolvidas, como por exemplo a disponibilização de um veículo com destino ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que estivesse coordenado com os horários de partidas e chegadas dos aviões, de forma a permitir a turistas e locais a utilização cómoda deste meio de transporte de e para o aeroporto, mesmo durante a madrugada.

Actualmente a primeira composição a chegar ao Aeroporto só o faz às 6:46 da manhã, partindo do Estádio do Dragão às 6:11.
Tendo em conta que somos aconselhados pelas entidades aeroportuárias a chegar ao aeroporto com pelo menos hora e meia de antecedência, mais de 15 voos, todos os dias, não podem usufruir dos serviços do Metro.